TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pobreza, "questão social" e Seu Enfrentamento

Por:   •  16/9/2021  •  Resenha  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

No contexto do item podemos avaliar as bases da meta de erradicação da pobreza, da fome e do sofrimento, como forma de compensação política, a raiz e fundamento da desigualdade social são baseados nos conflitos do capital-trabalho, de exploração do trabalho e acumulação e concentração de capital. No contexto de uma crise, essa desigualdade se tornará muito intensa. Para isso, precisamos de uma descrição crítica e minuciosa da pobreza no sistema capitalista vigente,

A análise crítica da pobreza e das “questões sociais” supera conceitos anteriores e comenta diferentes conceitos desenvolvidos pelo liberalismo em diferentes contextos. Pretendemos fazer isso a fim de derrubar alguns dos fundamentos das características historicamente críticas da pobreza e dos "problemas sociais" na sociedade capitalista.

Esse fenômeno, que quase sempre existiu em várias organizações sociais na história e trás o questionamento de que “seria o modo de produção capitalista que estorna de diferentes modos a desigualdade social produzindo pobreza em uma sociedade não escassa?”

Em uma sociedade de escassez a produção não é suficiente para atender às necessidades de toda a população, fará com que toda a produção seja consumida sem excedente para promover a produção produtiva portanto a sociedade não crescerá produtivamente, assim de certa forma justificando essa pauta.

Pelo contrário, no modo de produção capitalista, a pobreza é o resultado do capital através da exploração na relação entre capital e trabalho,das forças trabalhistas  a exploração entre os proprietários dos meios de produção e os meros proletários, donos apenas de sua força de trabalho, os exploradores e os explorados, e o resultado da acumulação privada. Produtores diretos de riqueza e usurpadores do trabalho dos outros. No modo de produção capitalista não é o desenvolvimento instável que causa desigualdade e pobreza, mas a sua própria estruturação. No capitalismo, quanto maior a transparência da produção e quanto maior a acumulação de capital, pior é a pobreza. Quanto mais riqueza é o que produzida pelos trabalhadores e quanto maior o grau de exploração, mais riqueza o capital rouba e possui. Portanto, não é a escassez que causa a pobreza, mas a abundância e sua má distribuição entre classes. A “Questão social” como fenômeno do modo de produção capitalista constituem relações capital - trabalho baseadas no processo produtivo. E a maneira de lidar e resolver com a questão expressa a relação entre classes (e sua oposição de interesse) de acordo com a posição da classe e o papel do sujeito no processo de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (19.5 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com