TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pobreza é destituição, marginalidade e desproteção

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

Pobreza é destituição, marginalidade e desproteção (ABRANCHES; SANTOS; COIMBRA, 1987, p. 16). )

Mariana, tem que tentar mostrar para a sua comunidade a importância de votar consciente. Apontando a maior fragilidade do bairro, cidade, estado e do País. Fazer com que a comunidade entenda que os problemas continuam os mesmo, por mais que não vivemos mais no século passado onde os senhores feudais e o clero ditavam as regras a falta de segurança habitação educação saúde e pobreza ainda são os maiores desafios a serem solucionados.

Uma pesquisa do Programa das nações unidas e desenvolvimento realizada em 2009 identificou que mais de 50 milhões de pessoas vivem no estado de pobreza ,e, parece clara a necessidade do país de efetivar políticas sociais sérias de combate à pobreza, sob o risco de deixar a população completamente fragilizada para qualquer realidade internacional.

Segundo Aristóteles, política é uma ciência que visa a felicidade individual e coletiva do ser humano. Com base nesse pensamento podemos afirmar que o objetivo da administração governamental é fazer o bem à população, cumprindo seus deveres com a sociedade, além de não desobedecer as leis.Analisando o histórico da política no Brasil, vemos que por diversas vezes os governantes não cumpriram com as suas obrigações, resultando em uma reação do país. Um exemplo a ser usado foi o impeachment da Presidente Dilma em 2016 que se deu por conta de denúncias referentes a corrupção “pedaladas fiscais”.

Convém ressaltar, a princípio, que a má formação socioeducacional do brasileiro é um fator determinante para a escolha incorreta do candidato que irá governar nos próximos anos.

Visando os três candidatos que disputam um lugar no congresso observamos suas promessas e um deles segue o mantra o neoliberal, ou seja o estado vai proporcionar condições para fortalecer o mercado, trazendo a privatização dos serviços públicos, um estado voltado para o capitalismo e as políticas sociais sejam paliativos.

Atualmente, o governo brasileiro tem uma forte vertente de programas sociais que visam o assistencialismo, como o Bolsa Família, por exemplo. Apesar de ter sido eficiente para reduzir o número de famílias vivendo abaixo da linha da pobreza, as políticas sociais ainda não diminuíram as diferenças sociais e as dificuldades de acesso à educação e à saúde pública de qualidade.

Para sociólogos e críticos, o Brasil permanece como um país em desenvolvimento por causa do posicionamento de seus políticos e pelos gastos exorbitantes destinados a manutenção do sistema político nacional.

Para garantir alguma transparência á política, podemos contar com a Lei Ficha Limpa, que evita que políticos estejam respondendo por algum tipo de crime contra o estado possam se candidatar a cargos no governo. Até que esta determinação configura um certo avanço um tanto importante na limpeza que deve ser realizada na esfera política do país, principalmente no que diz respeito ao poder legislativo

Por fim Mariana em seu discurso tem que ressaltar a importancia do voto conciente ,ressaltando a seriedade e a magnitude desse sistema que tem o poder de transformar a nação.

Os segmentos do Governo Federal devem criar e ampliar as políticas e projetos eficazes de esclarecimento e de informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com