TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que devemos tirar água das piscinas?

Tese: Por que devemos tirar água das piscinas?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Tese  •  1.758 Palavras (8 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 8

PORQUE DEVEMOS TRATAR A ÁGUA DAS PISCINAS

Para manter a beleza e a cristalinidade; Para evitar a proliferação de algas; Para destruir bactérias e outros micro-organismos causadores de doenças; Para eliminar odores desagradáveis; Para diminuir e remover materiais orgânicos e inorgânicos que contaminam a água, como por exemplo poeira, folhas, insetos, bronzeador, urina, suor e etc...).

TRATAMENTO QUÍMICO E FÍSICO

Para uma água de piscina saudável, os dois principais processos que devem ser seguidos a risca para um resultado satisfatório são os tratamentos químico e físico. Entenda um pouco melhor cada um deles:

TRATAMENTO QUÍMICO

Tratamento químico é aquele onde utilizamos produtos químicos para limpeza e desinfecção da água da piscina. Os produtos químicos para utilização em piscinas basicamente resultam na sanitização e desinfecção através do cloro orgânico, algicidas e clarificantes também são utilizados para respectivamente combater algas e manter a água da piscina cristalina. O controle de PH também é um fator muito importante para obtermos o equilíbrio da água.

TRATAMENTO FÍSICO

Tão importante quanto o químico, o tratamento físico completa o ciclo de limpeza saudável de sua piscina. Ele se dá pela utilização do sistema de filtragem da piscina, esterilizador pool-clean UVC, aspiração de sujeiras depositadas no fundo, escovação das paredes e limpeza das bordas da piscina. O tempo correto de filtragem de uma piscina contribui consideravelmente para qualidade e aspecto da água, sendo que também é fator determinante na mistura homogênea dos produtos químicos na água.

IMPORTANTE:

Quanto mais prolongado for o período de filtragem, melhor a qualidade da água e menor o consumo de produto químico.

TRATAMENTO QUÍMICO

Elaboramos uma tabela básica adequada a piscinas residências. Para piscinas públicas, academias e associações, devemos reaver esta tabela se necessário, e adequar a mesma a vários fatores como intensidade de uso, tipo de revestimento, se aquecida ou não entre outros fatores.

TABELA DE TRATAMENTO (DOSAGENS DE PRODUTOS)

Valores para tratamento de manutenção, para tratamento de choque consulte.

ATENÇÃO: Piscina que estão equipadas com pool-clean o uso do cloro é reduzido, aplicando-se de forma tradicional se houver longos períodos de chuvas e/ou excesso de banhistas.

COMO CALCULAR A LITRAGEM OU VOLUME DE ÁGUA NA SUA PISCINA

PRODUTO QUANTIDADE FREQÜÊNCIA DICLORO ORGÂNICO 5 Gr. Para cada 1.000 lts de água Dia Sim / Dia Não CLARIFICANTE 5 a 6 Ml. Para cada 1.000 lts de água 1 vez por semana ALGICIDA 5 a 6 Ml. Para cada 1.000 lts de água 1 vez por semana ELEVADOR DE PH 5 a 6 Gr. Para cada 1.000 lts de água Quando ph estiver abaixo de 7.2 no teste REDUTOR DE PH 8 a 12 Ml. Para cada 1.000 lts de água Quando ph estiver acima de 7.6 no teste OXIDANTE 18 Gr. Para cada 1.000 lts de água 1 vez por semana

FUNÇÕES DE CADA PRODUTO QUÍMICO

Cloro Orgânico: Desinfetante e Sanitizante.

Clarificante: Função decantadora e de clarear a água da piscina, deixando ela com aspecto límpido e transparente.

Algicida: Utilizado para combater as algas na piscina (água esverdeada)

Elevador de PH ou PH+: Eleva o ph da água

Redutor de PH ou PH-: Reduz o ph da água

Oxidante: Elimina matéria orgânica e restaura o brilho da água.

COMO MEDIR, CONTROLAR E AJUSTAR O PH

O PH é a medida de acidez ou basicidade da água. O PH das águas de piscinas deve estar situado entre 7,2 (PH do globo ocular) e 7,6. Em PH menor que 7 a água se torna irritante aos olhos e mucosas e provoca o aumento da corrosão, em função da maior presença de gás carbônico. Em PH acima de 8,3 se inicia o processo de transformação de bicarbonatos de cálcio em carbonatos de cálcio, que confere turbidez a água e provoca processos de incrustações. O PH interfere no processo de desinfecção dos derivados clorados.

PH igual a 7,0 (neutro)

PH superior a 7,0 (básico)

PH inferior a 7,0 (ácido)

PH ideal para piscinas entre 7,2 a 7,6 conforme mostra tabela abaixo.

Para medir, utilize um kit de teste por tiras ou reagentes no mínimo duas vezes por semana Se o PH estiver acima de 7,6 (básico), utilizar Redutor de PH Se o PH estiver abaixo de 7,0 (ácido) utilizar Elevador de PH.

A quantidade adequada de produto a ser adicionado está contida na tabela de dosagens na pagina anterior.

COMO MEDIR E AJUSTAR A ALCALINIDADE

Usado pelo menos uma vez por quinzena com o auxilio dos estojos de testes específicos para alcalinidade, procede-se da seguinte forma:

1 – Primeiramente, lava-se o estojo a ser utilizado com a própria água da piscina;

2 – Em seguida, coleta-se a água e aproximadamente 30cm de profundidade;

3 – Após deixar a água coletada na marca indicada no tubo, 25ml, adicionar 5 gotas da Solução 2, agitando o tubo;

4 – Adicionar gotas da Solução 1, contando uma a uma, agitando o tubo, até se obter uma coloração rosada ou amarelada.

5 – Verificar na tabela contida no estojo de acordo com o número de gotas colocadas, a quantidade do produto “PH estável” a ser utilizado por 1000 litros de água. Se for necessário, consulte a tabela abaixo.

16 gotas ou mais: Adicione Redutor de PH para

reduzir a alcalinidade

* Quantidade para cada 1.000 litros.

DICAS GERAIS IMPORTANTES SOBRE TRATAMENTO QÚIMICO

Piscinas com alta freqüência de uso ou uso quase ininterrupto (tais como piscinas de clubes e escolas de natação) devem ser tratadas de forma diferenciada, não só no que se refere à escolha do cloro, como também a forma e dosagem com que estes produtos serão aplicados. Piscinas expostas ás intempéries estão sujeitas a contaminação devido a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com