TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque várias Engenharias?

Dissertações: Porque várias Engenharias?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  1.659 Visualizações

Página 1 de 3

Escola de Engenharias e Ciências Exatas

Engenharia Civil – 1º Período - UNB

Campus Mossoró

Grupo: Alan Madson Silva Valente

Francisco Jeferson de Castro

Geysa Monteiro dos S. de Souza

Leandro Martins da Silva

Tamara Carla Lima da Costa

Porque Várias Engenharias?

Maio/2012

Mossoró/RN

A primeira engenharia e sua descendência

A palavra Engenharia derivou-se de engenheiro que se referia no século XVI a alguém que trabalha ou construí um engenho uma palavra vinda do latim "ingenium" que significa "génio" o qual, denomina indivíduos com capacidade extraordinária de solucionar problemas e inventar.É essa a natureza da engenharia que éa “arte de projetar e construir...”; “ciência de construir”.

Assim entende-se que a primeira invenção do homem é uma engenharia. Ao tomar como exemplo osengenhos, “estabelecimento agrícola destinado à cultura de cana e à fabricação do açúcar e do álcool”, da época colonial percebemos a capacidade dos indivíduos da época de buscar formas de produzir mais e com menos tempo. É uma necessidade nata e dom do homem inserido no seu tempo a criação, invenção para facilitar sua vida e solucionar problemas.

Porém, é sabido que a engenharia de hoje é definida como “a ciência e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo.”

Porque várias engenharias?

Dentre as atribuições e atividades dos engenheiros estão relacionadascompetências legais para realizar empreendimentos que visem ao aproveitamento e a utilização de recursos naturais para a concretização de inúmeras atividades. E elas são muitas.

Se considerarmos os possíveis campos de atuação da engenharia, logo perceberemos que eles são por demais amplos para que uma só pessoa possa dominar, com excelência, a tecnologia, o embasamento científico específico, as técnicas de cálculo e as experiências vinculadas a todas as suas múltiplas atividades. Para termos uma idéia dessa complexidade, basta lembrar que não só questões técnicas, mas também questões sociais, ecológicas, econômicas e tantas outras fazem parte do trabalho dos engenheiros ou são afetadas direta ou indiretamente por suas atividades. Tudo isso influencia, de uma forma ou de outra, o funcionamento da sociedade.

Não é difícil relacionar responsabilidades que caracterizam a abrangência da ação desse profissional. Ê competência dos engenheiros, por exemplo, projetar, executar, administrar, verificar, fiscalizar, pesquisar... trabalhos onde estão relacionadas algumas implicações técnicas de cada empreendimento.

Empreendimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com