TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medições Realizadas na Matéria de Laboratório de Física Experimental

Por:   •  3/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório descreve algumas medições realizadas na matéria de laboratório de física experimental, que foram usados duas ferramentas de medições que tem por nome de Paquímetro ( Mármore com precisão de 0,05 mm) e Micrometro ( Mitutoyo com precisão de 0,01 mm ).

Essas ferramentas foram muito precisas para serem realizadas as medições, que tem por sua ventura algumas precisões de erros nas medidas das peças que serão mostradas em alguns cálculos apresentados em tabelas.

Essas medições ocorreram dentro do laboratório destinado para o curso de física dentro da instituição, FIO (Faculdade Integrada De Ourinhos).

  1. Referências:

HALLIDAY, D. Fundamentos da física. Tradução: Ronaldo Sergio de Biasi. Volume 1. Ed. 8. Rio de Janeiro, 2008.

ANJOS, I. G. Física geral. Volume 1. Coleção Horizontes. Editora ABDR. São Paulo.

Turtelli, A. F 129 - ROTEIRO TEÓRICO. Disponível em . 2015.

  1. PAQUIMETRO

O Paquímetro é uma ferramenta usa para medir a distancia entre dois lados simetricamente opostos em um objeto.  O paquímetro é ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição é lida em sua régua. Vernier, ou nônio, é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua. Os paquímetros são feitos de plástico, com haste metálica, ou inteiramente de aço inoxidável. Suas graduações são calibradas a 20ºC. A medida de um comprimento com uma escala métrica, graduada em milímetros, em geral permite obtenção de resultado aproximado até décimos de milímetro, desde que se faça avaliação visual da fração de milímetros que possa estar contida no comprimento que se mede. Um observador treinado,em escala bem feita (quando as condições de observação forem favoráveis), pode avaliar até 0,1 de divisão.Entretanto,ao estimar um desvio cometido na medida de um comprimento, com escala métrica,deve-se levar em conta que há duas coincidências a serem observadas: a do inicio a do fim do objeto,o que acarreta dupla incerteza.

Princípios de funcionamentos:

Quando o paquímetro está fechado, isto é quando as duas bases de medidas de cada par estão encostadas uma na outra, a distancia entre elas, evidentemente, é nula e o traço zero da escala do nônio coincide com a continuação do traço zero da escala principal. Quando se desloca a parte móvel do paquímetro, a distancia que houver entre as bases de medida será igual a distancia entre o traço zero da escala e o traço zero do nônio. Assim, o traço zero do nônio serve do índice para as leituras de comprimento na escala principal. Quando o zero do nônio cai entre uma divisão p e a divisão seguinte p+1 da escala principal mais uma fração f dessa unidade.

O cursor ajusta se a régua e permite sua livre movimentação, com um mínimo de folga. Ele é dotado de uma escala auxiliar, chamada nônio ou Venier. Essa escala permite a leitura de frações da menor divisão da escala fixa. Os instrumentos mais utilizados apresentam uma resolução de: 0,05mm, 0,02mm. As superfícies dos paquímetros são planas e polidas,e o instrumento geralmente é feito de aço inoxidável[pic 2]

Figura 1: Paquímetro.

2.1 Objetivo

 Familiarização com o uso do paquímetro e com a leitura de nônio, aplicação da teoria elementar de erros.

2.2 Matérias e Métodos

Matérias:

Paquímetro, esfera de vidro, esfera de aço e copo de alumínio.

Métodos:

Foi medido com o paquímetro, ( copo de alumínio e o Fio) em varias formas, depois foi calculado o valor médio, desvio médio e o desvio padrão de cada medida, e ao calcular essas medidas foi feito um calculo, calculando a área de seção transversal do Fio.

  1. MICROMETRO

O micrômetro e o paquímetro são instrumentos muitos usados nas indústria mecânicas, medindo toda a espécie de objetos, como peças de máquinas e muitos tipos de peças. O micrômetro funciona por um parafuso micrométrico e é muito mais preciso que o Paquímetro, que funciona por deslizamento de uma haste sobre uma peça dentada e permite a leitura da espessura por meio de um nônio ou de um mecanismo semelhante ao de um relógio analógico.

Princípio de Funcionamento:

O funcionamento do micrômetro basea- se no deslocamento axial de um parafuso micrométrico com passo de alta precisão dentro de uma rosca ajustável. A circunferência de rosca (tambor) é dividida em 50 partes iguais, possibilitando leituras de 0,01mm.

      3.1 Nomenclatura

Descrição das Principais Partes:

  1. ARCO: é construído de aço especial e tratado termicamente, a fim de eliminar as tensões, e munido de protetor antitérmico, para evitar a dilatação pelo calor das mãos.
  2. ISOLANTE TÉRMICO: fixado ao arco, evita sua dilatação porque isola a transmissão de calor das mãos para o instrumento.
  3. BAINHA(PARAFUSO MINIMETRICO): é construído de aço de alto teor de liga, temperado, retificado para garantir exatidão no passo da rosca.
  4. FUSO: Tocam a peça a ser medida e, para isso, apresentam-se rigorosamente planos e paralelos. Em alguns instrumentos, os contatos são de metal duro, de alta resistência ao desgaste.
  5. LINHA DE REFERENCIA: Onde é gravada a capacidade de medição do instrumento, sendo esta gravada de 1 em 1mm, e de 0,5 a 0,5mm.
  6. TAMBOR: é onde se localiza a escala centesimal. Ele gira ligado ao fuso micrométrico.
  7. BATENTE: é um sensor de metal que permanece parado para sair perfeita a medição.
  8. CATRACA: assegura a pressão de medição constante.
  9. TRAVA: Permite imobilizar o fuso numa medida predeterminada.

[pic 3]

figura 2: Micrometro.

3.2  Objetivo

Aprender a utilização do uso do micrometro, aplicação de formulas, comparação de métodos de medidas.

3.3  Matérias e Métodos

Materiais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (535.5 Kb)   docx (425.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com