TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pressupostos para intervenção profissional do Assistente Social .

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 3

Oficina de Formação Profissional II

Professora: Rachel Lopes Gentili

Aluno: Adriana A. Baptista Pedroni

Pressupostos  para Intervenção Profissional em Serviço Social

Elementos  metodológicos para intervenção profissional do Assistente Social

 1- Definição do objeto de intervenção profissional – A atuação profissional acontece dentro das instituições, e cada uma tem sua finalidade, por isso o assistente social deve ser capaz de reconhecer a realidade onde atua, agir em conformidade com discurso institucional, buscar interpretar a realidade social e da instituição, identificando as possibilidades de ação profissional afim de intervir para melhorar as condições de vida do usuário.

2- Identificação das necessidades dos usuários - Neste ponto o profissional deve lançar mão de todo histórico e documentação (levantamento sócio econômico, entrevistas, visitas domiciliares, fichas, prontuários, documentação institucional). Compreende a produção do conhecimento para que o usuário seja atendido conforme a sua  necessidade, e de acordo com suas possibilidades , tendo em mente sempre a resolução da questão, garantindo assim seus direitos como cidadão.

3 - Utilização de instrumentos e técnicas durante o processo de intervenção – São considerados como produto da ação humana, se constituindo como meios de alcançar uma finalidade, objetivam efetivar a ação profissional na intervenção da realidade. Esta ação visa sempre melhorar as condições dos usuários que apresentam vulnerabilidade, risco social. Ex.: Acolhimento, escuta qualificada, observação participante, entrevista, levantamento socioeconômico, visita domiciliar, trabalho com grupos, informação e documentação.

4 -   Compreensão da realidade social mais ampla e local (leitura de conjuntura) – Cabe ao profissional realizar a leitura  da realidade social, traçando um paralelo entre essa realidade e as condições de vida do usuário. Ter conhecimento acerca das leis vigentes colabora na sustenção do exercício profissional, uma vez que ela estabelece  uma direção, e tambem delimita o espaço do usuário e da organização. Se posicionando sempre na direção dos direitos sociais dos usuários.

5 -  Organização e planejamento do trabalho profissional – Com base nos estudos e pesquisas, de cada instituição o profissional deve se organizar, planejar, traçar objetivos que ira nortear suas decisões, possibilitando-o  ter uma vizualização prévia de suas ações, tendo no planejamento um aliado.

 

6 -  Levantamento de Recursos Humanos, Materiais e Financeiros -  O profissional deve ter conciencia dos recursos disponíveis, ser propositivo, criativo, sempre visando suprir as necessidades dos usuários.

7 - Intervenção Centrada na Perspectiva de Redes – A partir do atendimento ao usuário o profissional deverá encaminha-lo a rede (instituição) que garanta o suprimento de sua necessidade, para isso é necessário que este teha conhecimento das redes sócio assistenciais existentes no  Município, Estado ou Federação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com