TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevalência Da Vitamina A No Brasil

Artigos Científicos: Prevalência Da Vitamina A No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

Prevalência de Vitamina A

A vitamina A, também denominada retinol, é um micronutriente, lipossolúvel e uma das mais importantes. Ela é facilmente transformada no organismo humano em ácido retinóico (sua forma ativa).

Fórmula estrutural plana da Vitamina A (Retinol)

A vitamina A é um micronutriente essencial à manutenção de muitas funções fisiológicas do organismo. A deficiência dessa vitamina é considerada como uma das mais importantes deficiências nutricionais nos países em desenvolvimento. No Brasil, nas últimas décadas, a deficiência de vitamina A (DVA) tem sido documentada na região Nordeste e em alguns locais da região Sudeste. Essas áreas possuem por característica a seca e o alto índice de pobreza da população. A região Nordeste é a região mais afetada por se tratar de uma das regiões mais pobres do País, com o Índice de Pobreza Humana (IPH) de 46% onde carências nutricionais como desnutrição energética- proteica e anemia ferropriva atingem uma grande parcela da população.

O corpo não pode fabricar vitamina A, portanto, toda vitamina A que necessitamos deve provir dos alimentos. Contudo o corpo armazena por meio do fígado as porções que ingerimos de modo a termos uma reserva quando necessitamos, Se essa reserva está reduzida e não ingerimos alimentos que contêm vitamina A suficiente para satisfazer as necessidades nutricionais do nosso corpo, ocorre a deficiência de vitamina A.

A deficiência da vitamina A, também chamada de hipovitaminose A, é responsável por uma série de problemas de saúde como: crescimento e o desenvolvimento da criança ficam prejudicados, cegueira noturna, cegueira irreversível nas crianças, aumento da gravidade de infecções comuns, como a diarreia e infecções respiratórias, aumento da mortalidade infantil.

A vitamina A é essencial para o bom funcionamento dos olhos (a córnea, parte transparente do olho é protegida pela vitamina A), a falta desta vitamina pode gerar dificuldades de enxergar em lugares com luz fraca, causar alterações oculares podendo levar à cegueira total.

É necessária para o crescimento e o desenvolvimento de crianças, e para as mulheres grávidas, para permitir o crescimento do feto, participa da defesa do organismo, pois ajuda a manter úmida e saudável as mucosas (as mucosas são um tipo de pele que recobre alguns órgãos por dentro, como o nariz, a garganta, a boca, os olhos, o estômago), e representam uma ótima proteção contra as infecções, tais como diarreia e infecções respiratórias, possibilitando uma recuperação mais rápida.

A vitamina A é encontrada quase que exclusivamente em produtos animais, como leite humano, carnes, fígado, óleos de peixe, gema, leite integral entre outros.

A provitamina A é encontrada em vegetais folhosos verdes-escuros (como espinafre, e folhas novas de vários vegetais), vegetais amarelos (como abóbora e cenoura) e frutas não cítricas amarelas e laranjas (como mangas, pêssego e mamão), além de óleos e frutas oleaginosas (buriti, pupunha, dendê, pequi), e para o lactante a melhor fonte de vitamina A é o leite materno.

O consumo insuficiente de alimentos que contêm gordura gera deficiência de vitamina A, pois organismo humano necessita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com