TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira semana de gravidez

Tese: Primeira semana de gravidez. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Tese  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Primeira semana de gravidez

Ciclo ovariano

Na adolescência, ocorre nas meninas a primeira menstruarão e iniciara um ciclo mensalmente, esse ciclo é controlado pelo hipotálamo, então começa a atuar uma serie de hormônios, como o hormônio responsável pela liberação de gonadotrofina(GnRH) da hipófise, que por sua vez secreta ganadotrofinas. Já os hormônios foliculestimulante FSH e o hormônio luteinizante LH, estimulam e controlam as mudanças cíclicas no ovário.

No começo de cada ciclo alguns folículos são estimulados pelo FSH para crescerem, em condições normais apenas um desses folículos chegam ao estágio de maturação e os outro degeneram-se

Primeiramente ocorre a formação do zigoto, este é a união do ovócito com o espermatozoide, o zigoto contém os cromossomos e genes provenientes da mãe e do pai. Ele sofrera inúmeras divisões até se tornar um ser humano multicelular, por alguns fatores como divisão, migração, crescimento e diferenciação celular.

Fecundação.

A fecundação ocorre na tuba uterina, em sua parte mais dilatada, se caso não ocorrer a fecundação o ovócito segue rumo ao útero e se degenera, ocorrendo a menstruação. A fecundação começa com o contato entre um espermatozoide e um ovócito e termina com a mistura dos cromossomos paterno e materno.

Fases da fecundação.

O ovócito possui algumas “camadas” que o cerca, a primeira delas é a corona radiata e para o espermatozoide passar pela corona é preciso deispersar essas células e isso acontece porque o espermatozoide libera do acrossoma que fica na cabeça do espermatozoide, enzimas (hialuronidase). Outro fator que auxilia a penetração do espermatozoide é o movimento realizado pela sua cauda, após a passagem pela corona radiata o espermatozoide penetra na zona pelúcida do ovócito. Nessa fase ocorre a formação de um caminho através da zona pelúcida, caminho este formado também pela ação de enzima, tal como proteoliticaacrosina, esterases e neuramidase, que são liberadas da cabeça do acrossoma. Com a entrada do espermatozoide na zona pelúcida, ocorre uma reação zonal, essa reação encadeia mudanças de propriedades físicas da zona pelúcida e isso impede que outros espermatozoides cheguem ao ovócito.

A próxima etapa é a fusão das membranas plasmáticas do ovócito e espermatozoide, na área que ocorreu a fusão das membranas plasmáticas rompe-se e o espermatozoide entra no citoplasma do ovócito, mas sem sua membrana plasmática. Após o termino da segunda divisão meiótica do ovócito forma-se um ovócito maduro e segundo corpo polar. O núcleo do ovócito maduro torna-se o pro núcleo feminino, a formação do pro núcleo masculino ocorre no citoplasma do ovócito, o núcleo do espermatozoide aumenta para formar o pro núcleo masculino, porem a cauda é degenerada, com o crescimento do pro núcleo o DNA, replica-se. Depois desse processo ocorre a lise da membrana do pro núcleo e consequentemente os cromossomos organizam-se para divisão celular mitótica e a primeira clivagem do zigoto. Cada pro núcleo, o masculino e o feminino contém vinte e três cromossomos cada, a união deles resulta em um zigoto de quarenta e seis cromossomos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com