TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas ecológicos da região sul

Tese: Problemas ecológicos da região sul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Tese  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Õs problemas ambientais da região Sul

A região sul sofreu muito com alagamentos, Porto Alegre é uma cidade formada por morros e áreas planas e baixas, cercada pelo Rio Gravataí, Lago Guaíba e Lagoa de Patos.

As regiões mais baixas ficam praticamente no mesmo nível médio das águas dos rios. E a cidade cresceu muito nos últimos anos, esse crescimento desordenado causou o desmatamento intensivo e vegetação ficou escassa e conseqüentemente o solo ficou exposto ás chuvas o que acabou causando o assoreamento das redes pluviais.

As cheias que ocorrem no Lago Guaíba são conseqüências de vários fatores ambientais relacionados ás chuvas intensas que ocorrem nas cabeceiras dos rios afluentes.

Houve uma grande enchente em 1941, que foi a maior registrada em Porto Alegre deixou 70 mil desabrigados sem energia elétrica e água limpa.

No entanto outras enchentes preocuparam a cidade de Porto Alegre, a última grande cheia aconteceu em 1967.

Houve, após esta data, outras cheias do Lago que fizeram as autoridades ficarem alertas e monitorasse os níveis do Rio Guaíba para o possível acionamento e fechamento das comportas do muro da Mauá.

O processo de ocupação humana pelas migrações internas, a urbanização crescente, aliado à especulação imobiliária, e as deficiências na educação, vêm gerando problemas ambientais, sociais e econômicos, muitas vezes irreversíveis, e alterações na paisagem costeira, o que pode comprometer o próprio turismo da região Sul. Da mesma forma, aumentam a poluição marinha e das praias por esgotos trazidos pelos rios.

Na região existem projetos e programas desenvolvidos por universidades, ONGs e outras entidades, mas que não apresentam uma articulação interinstitucional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com