TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimento para abrir uma clínica para o resto

Pesquisas Acadêmicas: Procedimento para abrir uma clínica para o resto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.467 Palavras (10 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

3. CONCLUSÃO........................................................................................................11

4. REFERÊNCIAS......................................................................................................12

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa mostrar oportunidade de pensar, aprender, desenvolver e criar raciocínio frente a um trabalho muito solicitado em nossa sociedade o trabalho das empregadas domesticas sobre sua regularização e nos mostra uma nova visão de mercado que estava a muito tempo esquecido, o cuidado com os idosos, os conceitos sobre as clinicas e seus métodos de cuidados, assim apresentando em especial para a família, os responsáveis e a comunidade que, a maioria sofrem e tem dúvidas em relação aos cuidados oferecidos com os mesmos, sobre tudo quando estão doentes. O processo de abertura de uma empresa começa com a pesquisa do nome empresarial na Junta Comercial, Receita Federal e Secretaria da Fazenda do Estado e simultaneamente com a pesquisa de endereço e se o imóvel adquirido comporta tal necessidade para liberação do alvará de funcionamento desejada neste local, efetuada na Prefeitura Municipal. Para que haja uma empresa idônea se faz necessária a formalização de todos os procedimentos fiscais e de segurança onde temos a vistoria do corpo de bombeiro, para evitarmos possíveis focos de incêndios.

O trabalho doméstico não foi contemplado na Constituição da CLT, pois a mesma foi concebida em 1943, apenas 55 anos depois do fim da escravidão, portanto numa época em que o trabalho doméstico estava soberbo das memórias sobre a época da escravidão. Após a abolição as grandes fábricas absorvem parte desses trabalhadores e assim se deu inicio as primeiras greves, paralisações e reivindicando os direitos trabalhistas. Após muitas reivindicações foram concedido alguns benefícios em 1972, a lei 5.589/72 estabeleceu alguns direitos aos trabalhadores.

A CLT também não acoberta outras categorias, como os trabalhadores rurais e os autônomos, alterada pela constituição de 1.988. Entretanto, os domésticos foram únicos a manter a condição de discriminação até os dias de hoje, mesmo compondo a categoria profissional mais numerosa do país.

A PEC 478/2012 tem relação com a convenção de nº 189 da OIT, que tem como foco as condições de trabalho e de vida de milhões de empregados domésticos.

2. DESENVOLVIMENTO

Esse aumento da expectativa de vida faz com que novas oportunidades de negócios sejam vislumbradas e os cuidados com a saúde e o bem estar físico e psicológico, segundo Cunha, Casa de Repouso “é a casa de assistência social para pessoas desamparadas, cuidadas , proteção, abrigo, lugar inviolável”.

Em meio á esse cenário abrir uma Clinica de Repouso é uma boa oportunidade para os que buscam um novo negócio, ao mesmo tempo anseiam pela qualidade de vida ao próximo.

A utilização do método da Clinica de Repouso é bastante utilizada e reconhecida nas regiões Sudeste e Sul, sendo os estados de são Paulo e Rio de Janeiro onde se encontra o aglomerado deste empreendimento, sabendo que estes são dois dos mais populosos estados do país, juntos apresentam cerca de 55 milhões de brasileiros, algo em torno de um quarto da população nacional.

Uma clinica de Repouso deve abrigar-se a prestar toda a assistência aos pacientes nas suas necessidades diárias através do trabalho das auxiliares de ações médicas a quem compete às seguintes funções:

- Higienização dos pacientes sempre que necessário;

- Manuseio de medicamentos de acordo com a prescrição médica transcritas nas folhas individuais de terapêuticas;

- Distribuição e administração das refeições, lembrando que, os pacientes têm direito a cinco refeições diárias, conforme dietas e prescrições médicas;

- Distribuição e acompanhamento de atividades físicas em alguns casos para que não haja o enrijecimento dos músculos;

- A Clinica de Repouso obriga-se a ter um médico e um centro de enfermagem diárias;

- Assistência médica especializada sempre que necessário;

- Equipamentos e acessórios médicos disponíveis na Clinica de Repouso são: fraldas, soros, cadeiras de rodas, andarilhos, canadianas.

Em algumas clinicas existem serviços extras e que auxiliam a família como o translado para a realização de consultas medicas de seus pacientes.

Para o desenvolvimento de uma Clinica de Repouso é exigido pessoas com especializações em atendimento á idosos (assistente social), além dos serviços de enfermeiro.

A lei exige que a futura instalação do estabelecimento deva oferecer: - Recuperação hospitalar;

- Atendimento e acompanhamento de enfermeira sanitarista;

- Fisioterapeutas geriátrico ;

- Psiquiátrico;

- Médico (clinico geral);

- Acompanhamento dos idosos em suas necessidades; como no serviço de remoção (ambulância); sistema de entretenimento (TV, jogos, passeios, etc.);

- Veículo adaptado;

- Telefone fixo;

Para abrir uma Clinica de Repouso existe hoje alguns itens

pré-estabelecidos como a dimensão de área física mínima necessária para instalação , temos que fazer o calculo de quantidade de pessoas que a clinica pretende atender, as dimensões de cada dormitório estima-se um tamanho de 5 m2 deve-se, incluir uma área para a sala de estar, sala de televisão, copa, cozinha, lavanderia, consultórios médicos, escritórios, banheiros (femininos e masculinos) e uma possível enfermaria que comporte pelo menos umas 5 pessoas.

Investimento inicial:

Conforme a estrutura do empreendimento, o valor estimado, para o empreendedor iniciar esse tipo de negocio, pode ficar em torno de R$: 200.000,00.

Capital de Giro R$: 55.000,00

Investimento em equipamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com