TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimentos de trabalho

Relatório de pesquisa: Procedimentos de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  4.360 Palavras (18 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 18

Sumário

1. Introdução................................

2. Desenvolvimento..................................

3. Rotinas trabalhistas........

1. Contribuição sindical.......

2. Desconto de INSS e IRRF dos empregados..

3. Faltas......

4. Horas Extras.....

5. Pagamento e desconto de RSR....

6. Encargos Sociais – INSS parte da empresa e FGTS....

4. Cultura e clima organizacional..

5. Processo contábil....

1. Lançamento contábeis no livro diário.....

2. Lançamentos contábeis no livro razão......

3. Balancete de Verificação....

6. Juros compostos.....

1. Taxas de juros nominais...

2. Taxas de juros efetivos......

3. Taxas de juros proporcionais..............

4. Taxas de juros equivalentes....

7. Análise mercadológica regional......

1. Análise de mercado......

2. Demanda, oferta e equilíbrio de mercado....

3. Estrutura de mercado...

8. Conclusão...

9. Referencias.......

Introdução

2.Desenvolvimento

3.Rotinas trabalhistas.

Na área trabalhista, há trâmites que devem ser observados com regularidade, onde descreve, discute, calcula, infere e compara o conjunto de rotinas que serão seguidas pelo profissional, visando adequação à legislação laboral. Desta forma, previnem-se multas pela fiscalização e reclamatórias dos empregados.

3.1. Contribuição sindical;

A contribuição sindical é um desconto que todos empregados sofrem todo mês de março de cada ano,

3.2. Desconto de INSS e IRRF dos empregados;

O desconto do INSS é a contribuição que o empregado faz à Previdência Social, onde passa a ser uma contribuição inevitável É quando a empresa desconta do empregado e recolhe aos cobres públicos juntamente com a sua contribuição própria. Assim como o INSS, o IRRF- Imposto de Renda Retido na Fonte – sobre os rendimentos do trabalho assalariado também é descontado do empregado e recolhido aos cofres públicos. O IRRF: aplica-se a tabela progressiva do imposto de renda também de forma separada do pagamento da folha normal de dezembro.

3.3. Faltas;

São as ausências do trabalhador no local de trabalho e durante o período em que devia desempenhar a sua atividade. Podem ainda ser períodos inferiores ao período diário, os quais se somam até perfazer um dia de trabalho para efeitos de uma falta. Nos casos em que os períodos diários sejam variáveis, conta como dia completo de trabalho o de menor duração.

3.4. Horas Extras;

As horas extras representam um acréscimo da jornada de trabalho habitual, com remuneração de no mínimo de 50% sobre a hora normal nos dias úteis.

O processo para execução da folha de pagamento tem fator importante junto ao departamento pessoal, em razão da riqueza técnica que existe para transformar todas as informações do empregado e da empresa num produto final que é a folha de pagamento.

3.5. Pagamento e desconto de RSR;

O Repouso Semanal Remunerado diz que tudo empregado tem direito a um dia de descanso semanalmente que deverá ser preferencialmente aos domingos e que as horas extras devem ser somadas no cálculo do RSR.

O desconto do INSS sobre o 13º salário do empregado deve ser feito separadamente, inclusive, quando do pagamento de rescisão contratual.

3.6. Encargos Sociais – INSS para empresa e FGTS.

As obrigações que cabe à Empresa sobre o 13º salário pago pela empresa ocorrem tanto na primeira parcela quanto na segunda, sendo:

1ª parcela: A empresa é obrigada a calcular e recolher 8% de FGTS sobre o valor pago como primeira parcela. Como a legislação prevê que esta parcela pode ser paga entre fevereiro a novembro, seja por ocasião das férias ou pelo prazo máximo previsto (30 de novembro), havendo o adiantamento, deve haver o recolhimento do FGTS no respectivo mês de competência.

2ª parcela: A empresa é obrigada a calcular e recolher 8% de FGTS sobre o valor pago como segunda parcela (valor integral), descontando deste, o valor do FGTS já recolhido sobre a primeira.

A empresa é obrigada ainda a recolher as contribuições previdenciárias (parte da empresa) incidentes sobre o valor integral da 2ª parcela, juntamente com o valor descontado do empregado.

O empregado deverá sofrer os descontos de encargos sobre o 13º salário somente quando do pagamento da 2ª parcela, descontos estes que deverão incidir sobre o valor total (integral), ou seja, sem descontar o adiantamento pago.

Sobre o valor integral incidir:

INSS: aplica-se a tabela de desconto da Previdência Social de forma separada do pagamento da folha normal de dezembro, enquadrando-se nos percentuais de 8%, 9% ou 11%, conforme a respectiva remuneração.

4. Cultura e clima organizacional.

A cultura organizacional de uma empresa é um conjunto de crenças ou hábitos desenvolvido por seus gestores ou funcionários ao longo da existência da empresa são os valores e ensinamentos que vão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com