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Processador Neander X

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Por:   •  24/5/2014  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

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PROCESSADOR NEANDER-X

Objetivo:

1) Estudar o processador Neander-X.

2) Pesquisar o que são simuladores.

Competências/habilidades:

* Conhecer as tabelas de representação de caracteres e sua funcionalidade.

* Entender o que são portas lógicas, instruções e endereços.

* Desenvolver a competência leitora e a capacidade de localizar informações relevantes do

texto para entendimento da mensagem.

Desenvolvimento:

Pesquisar as características do processador Neander-x e responda as seguintes questões:

a) Quantos bits são utilizados para representar uma instrução?

b) Quantos bits são utilizados para representar um endereço?

c) Como são representados os números inteiros negativos?

d) Quantas instruções podem existir?

e) Qual o tamanho máximo de memória endereçável?

f) Quais são os registadores disponíveis?

g) Qual o formato de uma instrução?

Pesquisar a função dos simuladores e comparar o simulador NeanderWin (simulador do

processador Neander-X) com outro a sua escolha.

Produto/resultado:

Pesquisar a função

dos simuladores e comparar o simulador NeanderWin (simulador do

processador Neander-X) com outro a sua escolha.

RESPOSTAS:

Desenvolvimento

a) Quantos bits são utilizados para representar uma instrução?

R: São utilizados 08 bits.

b) - Quantos bits são utilizados para representar um endereço?

R: São utilizados 08 bits.

c) Como são representados os números inteiros negativos?

R: Os números negativos são representados como N (negativo), 1- resultado

negativo, 0- resultado não é negativo.

d) Quantas instruções podem existir?

R: Podem existir 15 instruções.

e) Qual o tamanho máximo de memória endereçável?

R: O Neander-X usa uma memória de 256 posições (endereços) x 8 bits para

endereçar (= largura de endereço de 08 bits), logo, ele consegue acessar

qualquer endereço do intervalo:

* 00000000 à 11111111 (em binário)

* 0 à 255 (em decimal)

* 0 M à FFH (em hexadecimal).

Com isso temos a seguinte divisão de memória:

* Área programada – posição 0M até 7FH

* Área de dados – posição 80H até FFH.

f) Quais são os registadores disponíveis

R: Os registados disponíveis são: 1 registador de estado com 2códigos de

condição: negativo (N) e zero (Z).

g) Qual o formato de uma instrução?

R: Os formatos são: uma linha pode conter alguns dos seguintes elementos:

um rótulo, um operador ou uma pseudo-instrução,

um operador opcional e comentários. São permitidas linhas vazias.

• Instruções com 1 byte (NOP, NOT)

• Instruções com 2 byte (STA, LDA, ADD, OR, AND, JMP, JN, JZ)

- Função dos simuladores:

R: Facilitar ao máximo as actividades didácticas do professor e o apoio mais

completo possível para as dificuldades comuns do aluno.

Sendo criado um ambiente integrado para desenvolvimento, que executa em

Windows e Linux incluindo:

* Editor de textos;

* Montador (assembler);

* Simulador da arquitectura;

*

...

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