TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produtos petrolíferos

Seminário: Produtos petrolíferos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Seminário  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 5

PETRÓLEO

Os derivados do petróleo são importantes na geração de energia, principalmente no setor de transportes. O refino do petróleo produz para as indústrias química, petroquímicas e combustíveis líquidos: diesel, GLP, gasolina, querosene, óleo combustível e nafta.

GLP (Gás liquefeito de petróleo): É uma mistura composta pelo butano e propano, armazenado em botijões, e utilizado como gás de cozinha. Os compostos são encontrados com um ponto de ebulição menor que 40°C, metano (CH4 gás natural), propano (C3H8) e o butano (C4H10) o principal componente gás de cozinha. Gás de petróleo usado para aquecer e cozinhar.

Alcanos com cadeias curtas (1 a 4 átomos de carbono)

GASOLINA: É um dos produtos mais importantes do petróleo sendo liquido inflamável e volátil. A gasolina é obtida por destilação e outros processos de refinaria. Para baratear e aumentar a octanagem da gasolina são colocados outros produtos derivados do petróleo como o metanol e o etanol.

Alcanos e cicloalcanos, com cadeias de (5 a 12 átomos de carbono), pentano C5H12 a decano C12H26. Este derivado pode ser encontrado em uma temperatura abaixo de 200°C.

QUEROSENE: é intermediaria entre a gasolina e óleo diesel, este derivado é obtido pela destilação fracionada do petróleo. O querosene é utilizado como combustível de turbinas de avião a jato, e ainda é usado como solvente. O ponto de ebulição é entre 150 e 275°C.

Alcanos e aromáticos, com cadeias de (12 a 16 átomos de carbono).

OLEO DIESEL: é um combustível em motores a diesel é um liquido mais viscoso que a gasolina, através dessa propriedade é garantida a lubrificação. A presença de enxofre no óleo diesel, cuja combustão da origem a oxido e ácidos corrosivos e nocivos aos seres vivos, que geram chuva acida. O meio ambiente esta induzindo os refinadores a instalar hidrodessulfuração para reduzir o teor de enxofre. Ebulição de 250 a 400°C, o diesel é usado para abastecer ônibus, caminhão e veículos pesados em geral.

Alcanos, com cadeias de (12 a 20 átomos de carbono).

PARAFINAS: é um produto versátil de aplicação industrial ampla, é usado como impermeabilizante de papeis, gomas de mascar, explosivos, lápis, revestimento internos de barris, revestimento de pneus e mangueiras. Temperatura de ebulição 350 a 550°C, destinado na produção de produtos para carros, como por exemplo: óleos, graxas para lubrificação. A parafina é usada na composição de velas

Alcanos, cicloalcanos e aromáticos, cadeias de (20 a 36 carbonos).

Os principais hidrocarbonetos presentes no petróleo são:

ALCANOS: Os alcanos, também chamado de parafina, são hidrocarbonetos saturados por terem apenas ligações simples em sua molécula. Eles se apresentam em cadeias lineares ou ramificadas.

Propriedades Físicas: Alcanos são insolúveis em água, são menos densos que a água, o ponto de fusão e ebulição dos alcano aumenta com o peso molecular e o comprimento da cadeia carbônica principal. Em condições normais do CH4 ate C4H10, são gasosos, do C5H12 ate C17H36 são líquidos e C18H38 são sólidos.

Propriedades Químicas: Alcanos possuem baixa reatividade porque as ligações simples C-H e C-C são relativamente estáveis, difíceis de quebrar e são apolares, possuem baixa reatividade porque as ligações simples C‐H e C‐C são relativamente. Eles não reagem com ácidos, bases, metais ou agente oxidantes.

Propano e butano podem ser liquefeitos em pressões não muito altas, e a mistura é conhecida como Gás Liquefeito de petróleo (GLP), por exemplo, Propano é usado no queimador de gás propano, e butano em isqueiros descartáveis, os dois alcanos é usado nos propelentes em sprays aerossol, e também usados com combustíveis em motores de combustão interna já que eles vaporizam facilmente. Os alcanos também são bons solventes para substancias não polares.

ALCENOS: são hidrocarbonetos insaturados por apresentar uma ligação dupla na molécula. Alcenos mais simples apresenta apenas uma ligação dupla C2H4 (etileno).

Propriedades Físicas: O Ponto de ebulição dos alcenos não ramificados aumenta, ao aumentar o tamanho da cadeia. Para os isômeros ramificados, quanto maior o numero de ramificações, menor o ponto de ebulição. Os alcenos são quase que totalmente insolúveis em água devido a sua baixa polaridade e sua incapacidade de forma interações por pontes de hidrogênio. Quanto maior for o numero de grupos alquila ligados aos carbonos da dupla ligação, maior será a estabilidade do alceno.

Propriedades Químicas: Os alcenos são bem reativos, normalmente com a quebra da ligação dupla e formação de novas ligações, sendo estas chamadas reações de adição. Uma das maiores fontes de etanol é a hidratação (adição de água) na molécula de etileno. O etileno ou eteno é um gás nas condições ambientais praticamente insolúveis em água, mas bastante solúvel em solventes orgânicos, como o benzeno e o éter. Pode-se fabricar um grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com