TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo metodológico para a criação de projetos de identidade visual

Por:   •  10/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

TECNOLOGO EM DESIGN GRÁFICO

PROCESSO METODOLÓGICO PARA A CRIAÇÃO DE

PROJETOS DE IDENTIDADE VISUAL

Ismael de Jesus Santos

José Airton Santana Rodrigues

ÁGUAS CLARAS

2014

Introdução

Um projeto de identidade visual consiste em configurar um sistema de informações que pode envolver diferentes atividades profissionais e incluir projetos de logotipo, símbolo gráfico, aplicativos de papelaria, embalagens, sinalizações, design de produtos, web design, arquitetura, interiorismo, publicidade e todo tipo de comunicação visual que participa da constituição da identidade e da imagem pública da organização. O principal objetivo deste estudo é mostrar que para se desenvolver uma nova marca é necessário comunicar sua mensagem visualmente, por meio de pesquisas, conceitos e padrões das cores, tipografias e formas em geral.

Etapas de desenvolvimento de um projeto visual

Metodologia

O projeto permite criar uma metodologia e estabelecer um canal de diálogo entre quem cria e quem contrata ou solicita um determinado produto visual, facilitando a comunicação e a eficácia dos resultados.

Demandas

identificação das necessidades e objetivos, dos caminhos a serem percorridos para chegar a um resultado satisfatório, que comunique bem as idéias e/ou serviços relacionados, avaliando as limitações da mídia e outros aspectos importantes no processo.

Planejamento do projeto

Primeira coisa a se fazer é propor um encontro, conversa, reunião com quem faz o pedido do produto visual para saber as demandas do trabalho.

Briefing de Projeto

Construído pelo artista visual e quem faz o pedido do trabalho. Deve contemplar todas as informações objetivas e subjetivas, os pontos fortes a serem trabalhados com ênfase e as questões limitantes do projeto. O briefing deve responder qual o OBJETIVO do trabalho, deve descrever os problemas que indicam a necessidade do projeto e os possíveis benefícios com a sua implantação. Deve constar no briefing também o formato, tonalidades de cores preferenciais.

Cronograma

O cronograma do desenvolvimento do trabalho deve conter as datas de conclusão de cada etapa do projeto e também os dias programados para as reuniões de apresentação dos resultados.

Levantamentos e Investigação

Nesta etapa se estuda os dados relativos ao contexto do trabalho, considerando sempre as informações descritas no briefing. Nesta etapa todas as fontes de informação possíveis devem ser investigadas a fim de que os dados relativos ao projeto sejam reunidos para análise.

Análise das Informações

Depois de estudar as informações, é hora de selecionar e armazenar o que for mais relevante e descartar o que é menos importante, construindo uma linha de raciocínio que vá ao encontro das necessidades de comunicação do trabalho.

Desenvolvimento do projeto 

Quando se passa para a fase de elaboração prática dos estudos feitos.

Conceituação do Projeto

É a organização das informações e a definição das idéias contidas na proposta visual que será desenvolvida. Apresenta a personalidade, as características gerais do projeto. Este conceito deve ser expresso em palavras, imagens e desenhos que representem os princípios norteadores de todo o projeto. É o espaço da síntese.

Primeiros estudos práticos

Nesta etapa se materializam em textos e desenhos as características conceituais que deverão ser incorporados no projeto. É o momento no qual a qualidade do trabalho desenvolvido nas etapas anteriores fazem toda a diferença para que surjam as soluções concretas e adequadas.

Anteprojeto e aprovação da proposta 

Nesta fase define-se o design, as cores, as formas, as tipografias, a diagramação, o planejamento gráfico, os materiais, os acabamentos, ou seja, todos os aspectos que envolvem a solução final do projeto.

Este processo leva a escolha de uma (ou mais de uma) opção projetual, que poderá ser representada através de um layout. É a fase da proposição da composição visual, que deve ser aprovada por quem faz o pedido do trabalho antes de se prosseguir.

Orçamento Preliminar

Se julgar necessário, o designer poderá apresentar ao cliente, junto com o anteprojeto, uma estimativa de custos de produção.

Projeto Final e Aprovação

É quando se define o processo executivo do projeto. Nesta fase descrevem-se todos os dados técnicos e referências gerais necessárias à produção do projeto. São as artes-finais, os arquivos e documentos que serão interpretados pelos encarregados da produção do trabalho. É a fase de revisão final, da pré-produção. Nesta etapa também é necessária a aprovação do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (307 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com