TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Meio Ambiente

Pesquisas Acadêmicas: Projeto Meio Ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  1.214 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO: A EDUCAÇÃO NA CONSERVAÇÃO DAS NASCENTES DAS CABECEIRAS DO MUNICIPIO DE ANGICAL BA.

1- JUSTIFICATIVA

Há mais ou menos noventa dias vem sendo desenvolvido o projeto ANGICAL TEM HISTÓRIA: CONHECER PARA VALORIZAR, sendo que além das aulas teóricas em sala de aula, foi realizada visita de observação as nascentes das cabeceiras especificamente na nascente dos Porcos e na nascente de Siriema. Desde então, buscamos discutir com os responsáveis pelo meio ambiente buscando soluções para os problemas que lá se apresentavam: assoreamento, presença de animais nas nascentes, falta de acero, poluição e a mata ciliar que não estava em conformidade.

Diante do exposto foi desenvolvido pela professora juntamente com os alunos o projeto “A Educação na Conservação das Nascentes das Cabeceiras” em conjunto com a Secretária do Meio Ambiente, o Geografo Gilmar Nascimento da UFOBA e o Prof. Mario Hermes (graduando em Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos pela UFOBA), no qual os alunos construirão uma maquete do ecossistema com leito do riacho Redenção, representando margens e nascente protegida e não protegida. Foram realizados estudos por parte dos alunos sobre recuperação do leito do Riacho Redenção, com palestra proferida pelo universitário em geografia Gilmar Nascimento. Foi desenvolvido na escola a I Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiental com os temas: Solo, Água, Ar, Coleta Seletiva, Fauna, Flora e Fogo. Além dos alunos e professores também participaram da discussão na conferencia o fiscal do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Angical, buscando solucionar o problema daquelas nascentes, onde os alunos propõe que se realizasse a revitalização das nascentes, fazendo a limpeza do leito, o plantio da mata ciliar, o acero em torno das áreas que compreende as nascentes, a proibição de animais nessas áreas e a conscientização dos moradores da comunidade sobre a preservação das nascentes.

Para a conscientização dos moradores das Cabeceiras acerca da preservação, ficou decidido à realização do intercambio dos alunos do Colégio da localidade de Mucambinho juntamente com os alunos do Colégio Florisvaldo Ferreira (idealizadores do projeto) onde todos realizariam discursões e traçariam metas para que os alunos conscientizassem os moradores de onde ficam localizadas as nascentes.

Foi firmado um compromisso entre a Câmara de vereadores do Município de Angical e a Escola Juarez Souza, em que a os vereadores propuseram realizar uma sessão extraordinária lá na localidade de Cabeceiras para se discutir os problemas ambientais levantados pelos alunos e também para buscar soluções. A secretaria do meio ambiente se comprometeu em fiscalizar melhor a área e colocar em pratica junto com a escola o projeto proposto pelos alunos. A escola responsabilizou-se por acompanhar o processo de recuperação plantando e conservando a mata ciliar na nascente e nas margens do leito do Riacho Redenção, deste município.

Nesse sentido, este projeto visa acompanhar o processo de preservação das nascentes das cabeceiras e recuperação do Riacho Redenção, conservando replantando a mata ciliar.

2- OBJETIVOS

2.1- OBJETIVO GERAL

• Acompanhar o processo de recuperação do Riacho Redenção e recuperação das nascentes de Cabeceiras conservando e plantando a mata ciliar;

• Modificar atitudes e práticas pessoais com relação ao uso da água, à produção de lixo e desmatamento;

2.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Recuperar a vegetação e as funções ecológicas de nascentes pré-cadastradas adotando minimamente as seguintes etapas:

• Participar da limpeza do leito e das margens do riacho;

• Participar do replante das árvores da nascente e mata ciliar;

• Fazer campanha na escola para coleta e separação do lixo;

• Confeccionar cartazes com slogans sobre a preservação do meio ambiente.

• Confeccionar maquete do ecossistema com leito de riacho, representando margens e nascente protegida e não protegida.

• Realizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com