TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedade Eletrolíticas

Pesquisas Acadêmicas: Propriedade Eletrolíticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2014  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

É denominada solução eletrolítica aquela, a qual conduz corrente elétrica. A capacidade de conduzir corrente elétrica é decorrente do eletrólito, este, é uma substancia que origina íons positivos (cátions) e íons negativos (ânions), quando é dissociada, ou ionizada. Essa ionização e a dissociação são provocadas pela colocação de um solvente (utilizado na experiência), ou até mesmo por aquecimento. A condutividade elétrica é determinada pelo meio que se está, e a quantidade de íons formandos.

As substâncias que geram esses íons são chamadas de eletrólitos, e conduzem corrente elétrica melhor que só o solvente. Eles são classificados em forte: permitem uma boa “passagem” da corrente elétrica, pois se ionizam ou dissociam-se completamente no solvente, isto é, só existem como íons na solução. Há os eletrólitos fracos, que se opõem a esta passagem, pois quase não se ionizam ou dissociam no solvente, isto é, na solução há íons e moléculas do eletrólito. Nesta solução, as moléculas não dissociadas estão em equilíbrio com os íons. Há também os não-eletrólitos, os quais não permite a passagem de corrente elétrica, devido a não ionização ou não dissociação. O grau da dissociação ou ionização do eletrólito na solução não é constante, e aumenta conforme a solução se torna mais diluída.

Algumas propriedades de ácidos e bases são relatadas por Arrhenius, o qual diz que os ácidos são aquelas substâncias que em solução aquosa se dissociam formando íons H⁺. E a base é aquela substancia que em solução aquosa se dissocia formando íons OH⁻-.

Procedimento experimental

Resultados e discursões

i)A príncipio calculou-se a massa de NaOH necessaria para preparar 100mL de solução 0,1mol/L. Encontrada a massa, pesou-se então numa balança semi – analitica 0,400g de base. O preparo da solução transcorreu de acordo com o descrito no procedimento. Em seguida ambientou-se um frasco coletor com uma pequena quantidade de solução, que foi descartada em um frasco apropriado. A solução restante foi armazenada no frasco coletotor devidamente indetificado. Com o auxilio de um multimetro, mediu-se correte eletrica da soluçao, encontrando o valor de 3.5 μA(verificar se uma solução eletrolitica alta)

ii) calculou-se a volume de HCL necessaria para preparar 100mL de solução 0,1mol/L. Encontrado o volume, pipetou-se aproximadamente 0,83mL de acido. O preparo da solução foi realizado de acordo com o descrito no procedimento, colocando o acido na água, afim de evitar acidentes. Tranferiu-se então a solução para o frasco coletor (becker de 250mL). A correte eletrica encontrada nessa solução foi de 4,2 μA(verificar se uma solução eletrolitica alta)

iii.1) Calculou-se a massa de NaCl necessaria para preparar 100mL de solução 0,1mol/L a partir do NaCL puro. Preparou-se 5 soluções do Sal, partindo da solução concentrada (ver concetrações em tabela 1). Transferiu-se aproximadamente 10mL de cada solução para tubos de ensaio devidamente identificado. Posteriormente efetuou-se a medição das corretes elétricas em cada concentração de acordo com o descrito no anexo 1e calculou-se a fração molar de cada uma delas. As medicações foram realizadas pardindo da solução mais diluida, para a mais concentrada. Os dados obtidos foram disposto na tabela 1.

Tabela 1- relação entre os valores de concentração e correte elétrica

NaCl

mol/l 0,02 0,01 0,004 0,002 0,001

g/l 1,17 0,585 0,234 0,117 0,0585

x(fração molar) 3,60834E-04 1,80449E-04 7,21875E-05 3,60951E-05 1,80479E-05

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com