TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades De Halogênios

Trabalho Universitário: Propriedades De Halogênios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  2.104 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE

QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL

RELATÓRIO DA PRÁTICA Nº 9:

PROPRIEDADES DOS HALOGÊNIOS

ARACAJU

2014 

Sumário

1. INTRODUÇÃO 2

2. OBJETIVO 3

2.1. GERAL 3

2.2. ESPECÍFICO 3

3. METODOLOGIA 3

3.1. MATERIAIS 3

3.2. REAGENTES 4

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4

7. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 6

1. INTRODUÇÃO

Os halogênios (Grupo 17 ou família VII) são formados pelos elementos flúor, cloro, bromo e iodo. Eles são encontrados na natureza na forma combinada por sua alta reatividade. Apesar das semelhanças químicas, suas semelhanças variam de forma gradual ao longo da família. O flúor possui apenas o número de oxidação -1 e é o mais eletronegativo. O cloro, o bromo e o iodo também são eletronegativos, porém podem formar compostos com outros elementos com número de oxidação negativa ou positiva. Todos os halogênios são agentes oxidantes, porém esta propriedade decresce com o aumento do número atômico.

Os halogênios possuem afinidades eletrônicas elevadas porque o elétron que chega pode ocupar um orbital de uma camada de valência incompleta Os halogênios são tão reativos que são encontrados naturalmente apenas como compostos. Sua abundância na crosta terrestre decresce continuamente com o número atômico do flúor ao iodo. (ATKINS, 2003)

O flúor e o cloro são os mais abundantes entre os halogênios. Por ser um oxidante muito forte o flúor é obtido através de método eletrolítico, onde o F2 é liberado no ânodo e o H2 no cátodo. O cloro também é formado a partir da eletrólise a partir do NaCl. O cloro por ser um bom oxidante e por ter um baixo custo é muito utilizado na indústria.

Entre as propriedades físicas mais notáveis dos halogênios estão suas cores. No vapor elas variam de quase incolor do F2, passando pelo amarelo-esverdeado do Cl2, e vermelho-amarronzado do Br2, ao púrpura do I2. A progressão da absorção máxima para comprimentos de onda maiores reflete o decréscimo na lacuna HOMO-LUMO quando descemos no grupo. Em cada caso, o espectro de absorção óptico surge primeiramente das transições onde um elétron é promovido dos orbitais preenchidos  e * ao orbital antiligante *. (ATKINS, 2003).

Os halogênios formam variações lentas das propriedades químicas de cima para baixo no grupo. O flúor tem algumas propriedades anômalas, como sua força como agente oxidante e as baixas solubilidades da maior parte dos fluoretos.

Os halogênios formam compostos entre si. Estes inter-halogênios têm fórmulas XX’, XX’3, XX’5 e XX’7, em que é o mais pesado (e o maior) dos dois halogênios. Só algumas das combinações são possíveis e foram preparadas até hoje. Os inter-halogênios são todas preparadas pelas reações diretas dos dois halogênios. O produto formado é determinado pelas proporções dos reagentes usados. (ATKINS, 2006).

Os inter-halogênios têm propriedades físicas intermediárias entre as dos halogênios que os formam. Os halogenetos de hidrogênio, HX, podem ser preparados pela reação direta dos elementos, os halogenetos de hidrogênio são gases pungentes e incolores, e se dissolvem na água para dar soluções ácidas. (ATKINS, 2006).

A maioria dos elementos metálicos reage muito bem com os halogênios, formando compostos muito estáveis, se o átomo metálico for relativamente grande e tiver NOX +1 ou +2, a ligação do haleto será iônica e se o átomo metálico ou semi-metálico possuir NOX mais alto formará uma ligação com caráter mais covalente.

2. OBJETIVO

2.1. GERAL

.

Observar as propriedades dos halogênios, tais como solubilidade, polaridade e reatividade.

2.2. ESPECÍFICO

Caracterizar as reações envolvidas na prática e discuti-las.

3. METODOLOGIA

3.1. MATERIAIS

1. 04 tubos de ensaio grande

2. Pinça de madeira

3. Pipetas volumétricas de 2, 5 e 10 mL.

4. 01 Proveta de 50 ml

5. Estante de Madeira

3.2. REAGENTES

1. Água de Cloro

2. Tetracloreto de Carbono (CCl4)

3. Brometo de Potássio

4. Iodeto de Potássio

5. Água de Bromo

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

PROCEDIMENTO 1: Em um tubo de ensaio foram colocados 2 mL de água de cloro e em seguida foi adicionado aproximadamente 1 mL de Tetracloreto de Carbono (CCl4). Após as adições foi agitado vigorosamente o tubo e observado a cor característica das duas fases formadas.

PROCEDIMENTO 2: Em um tubo de ensaio foram colocados 2 mL de solução de brometo de potássio e 1 mL de água de cloro. Logo em seguida, foi adicionado 1 ml de CCl4, depois o tubo foi agitado bastante e então foram observadas as colorações das duas fases.

PROCEDIMENTO 3: Em um tubo de ensaio foram colocados 2 mL de solução de Iodeto de potássio e 1 mL de água de cloro. Logo em seguida, foi adicionado 1 ml de CCl4, depois o tubo foi agitado bastante e então foram observadas as colorações das duas fases.

PROCEDIMENTO 4: Em um tubo de ensaio foi colocado 1 mL de solução 0,1 M de NaCl e 1 mL de água de bromo. Em seguida, foi acrescentado 1 mL de CCl4, e então agitado, para que fosse observadas as cores das duas fases.

PROCEDIMENTO 5: Em um tubo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com