TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades Do álcool Etílico

Casos: Propriedades Do álcool Etílico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  2.229 Palavras (9 Páginas)  •  1.315 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE SERGIPE

RELATÓRIO N°3

PROPRIEDADES DO ÁLCOOL ETÍLICO

ARACAJU

2014

Introdução

Álcoois são compostos orgânicos que possuem em sua estrutura um ou mais grupos hidroxila (OH) ligada a um carbono saturado. São classificados quanto ao número de hidroxilas (monoálcool, diálcool, etc.) e quanto a posição da hidroxila (primário, secundário, etc.).

As moléculas dos álcoois são solúveis tanto em substâncias polares como apolares, a miscibilidade do álcool acontece devido à existência de polaridade e apolaridade em sua molécula, ou seja, o álcool é solúvel em água como também em gasolina. O grupo OH, é a parte mais reativa encontrado em sua estrutura havendo assim ambas as possibilidades do composto reagir: quebra da ligação oxigênio --- hidrogênio (RO --- H) havendo neste grupo a formação de alcóxidos ou oxidação, e quebra da ligação carbono – oxigênio (RCH2 --- OH) havendo nesta reação de substituição e desidratação dos álcoois (eliminação de H2O).

Também conhecido como álcool etílico (fórmula molecular: CH3CH2OH) ou simplesmente álcool, é um álcool derivado dos cereais e vegetais e também o mais comum dos álcoois. No geral, é obtido por meio da fermentação de carboidratos, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído. No Brasil, utiliza-se a cana-de-açúcar para a produção do etanol, enquanto nos Estados Unidos e México é utilizado o milho. É utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas fermentadas (cerveja, aguardente, vinho), produtos de limpeza doméstica e também de combustíveis para automóveis. é obtido por meio da fermentação de carboidratos, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído. Nos Estados Unidos, até a década de 30, o etanol era obtido por fermentação de açúcares e nos últimos anos a fermentação do milho passou a ser utilizada, contribuindo para mais de 90% da produção desse álcool.

Os álcoois funcionam como substâncias anfóteras, isto é, ora se comporta com ácido, ora como base, ambos muito fracos. Tudo dependerá principalmente da natureza do outro reagente.

Nesta prática veremos algumas de suas propriedades e reações.

Objetivo

Conhecer as propriedades do etanol, algumas aplicações do álcool etílico e as principais reações que ocorrem com os álcoois.

3 - Materiais e Reagentes:

Béqueres;

Provetas;

Bastão de vidro;

Pinça de madeira;

Cadinho de porcelana;

Tubos de ensaio;

Vidro relógio;

Bico de Bunsen;

Tubo em U;

Solução de KMnO4 a 10%;

Solução de K2Cr2O7 1M.;

Álcool etílico;

Ácido acético;

Gasolina.

4 - Procedimentos Experimentais

Inicialmente medimos 20 ml de água e 20 ml de álcool absoluto numa proveta e depois misturamos a água e o álcool absoluto num béquer de 100 ml, logo após misturamos 10 ml de álcool e 10 ml de gasolina em outro béquer. Depois disse colocamos a gasolina e a água no funil de decantação tirando toda a água e deixando só a gasolina.

Em seguida colocamos 2 mL de solução de K2Cr2O7 em um tubo de ensaio, juntando com uma gota de H2SO4 e em seguida 5 gotas de álcool etílico e observamos.

Colocamos uma gota da solução de KMnO4 em um tubo de ensaio. Juntar 3 mL de H2SO4 e em seguida 5 gotas de álcool etílico; agitamos, aquecemos com chama pequena, até ebulição.

Colocamos 5 mL de álcool em um cadinho de porcelana, inflamou o álcool e obteve uma combustão completa.

Colocamos 5 mL de etanol em um tubo de ensaio e adicionamos lentamente 2 mL de H2SO4 concentrado; juntamos 5 mL de ácido acético, adaptamos um tubo em U e aquecemos em bico de Bunsen, fazendo passar os vapores do produto formado por um tubo de ensaio contendo água destilada.

Resultados e Discussões

Experimento 1:

Ao misturar etanol e água percebeu-se uma homogeneidade entre os componentes, havendo uma redução mínima no volume final, devido à semelhança entre ambos os compostos. A água e o etanol misturam-se e qualquer proporção. Isso ocorre porque os dois compostos são bastante polares. Além disso, o etanol pode interagir com a água por meio da ligação de hidrogênio.

A polaridade de uma molécula dependerá, além da geometria, do balanço entre a parte polar e a parte apolar. No caso do etanol, o grupo polar é representado pela hidroxila (OH), e a parte apolar pelo grupo CH3CH2. Como o grupo apolar é relativamente pequeno, o etanol, em termos de polaridade, assemelha-se a água.

Experimento 2:

Ao misturar etanol e gasolina observou-se a formação de uma fase, sendo esta, uma mistura homogênea. Isso ocorreu devido à polarização dos compostos. Sabe-se que o álcool possui em sua estrutura uma parte polar e outra apolar, onde o CH3CH2 corresponde à parte apolar; a gasolina é oriunda de hidrocarbonetos e todo hidrocarboneto é apolar. Como o álcool possui uma parte apolar se junta à gasolina, que possui forças intermoleculares de Van Der Walls (Forças de London) também apolar, fazendo com que os líquidos sejam miscíveis.

Experimento 3:

Não fizemos o terceiro tópico por ausência do sódio metálico.

Experimento 4:

Ocorreu uma reação de oxidação parcial, pelo fato do produto final ser um aldeído (em uma oxidação parcial de álcool primário com K2Cr2O7/H2SO4, o produto formado será um aldeído).

Durante a reação, o íon dicromato que tem a cor laranja-avermelhado sofre oxidação, ocorrendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com