TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática controlada - Contabilidade de custos

Seminário: Prática controlada - Contabilidade de custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Seminário  •  3.905 Palavras (16 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 16

Atividades Práticas Supervisionadas – Contabilidade de custos – Etapas 1 e 2

Introdução

O objetivo do trabalho que se segue é definir de forma simples e clara a Contabilidade de Custos, a Contabilidade Financeira e a Contabilidade Gerencial, citando os principais aspectos, suas diferenças e também a relação entre elas.

• Contabilidade de Custo

A contabilidade de Custos deriva da contabilidade Geral e surge no momento em que o homem começa a sentir a necessidade de controlar de maneira mais eficiente tudo que se relaciona a produção da empresa.

Pode-se definir a contabilidade de custos como um conjunto de registros específicos, baseados em escriturações regulares, utilizados para identificar, medir e informar todo e qualquer custo envolvido na venda de produtos, mercadorias ou serviços.

Desta forma a contabilidade de custos coleta dados e os registra de forma organizada para que posteriormente tais dados possam ser analisados gerando informações importantes para a tomada de decisão dentro das empresas.

Os dados coletados podem ser monetários ou físicos, reais ou estimados. Estes indicadores quando combinados podem gerar diversos tipos de relatórios e esta é uma das grandes vantagens da contabilidade de custo, fornecer diferentes informações para atender a diferentes necessidades gerenciais.

A contabilidade de custo tem como principais objetivos:

1. Fornecer dados para apuração de custos para o cálculo do preço de venda e avaliação de estoques;

2. Fornecer informações à administração para o controle das operações e atividades da empresa;

3. Fornecer informações para planejamento, orçamentos e tomadas de decisões;

4. E talvez um dos pontos mais importantes, atender a exigências fiscais e legais.

• Contabilidade Financeira

O objetivo da contabilidade financeira é coletar dados de transações econômicas e financeiras que afetam o patrimônio da empresa, classificá-los e registrá-los, fornecendo informações importantes em forma de relatórios. É bastante objetiva, verificável, relevante e tempestiva.

Nesta modalidade da contabilidade a maior preocupação é com a demonstração dos resultados econômico-financeiros aos usuários externos, e a observância dos princípios contábeis geralmente aceitos.

As informações oriundas da contabilidade financeira evidenciam o resultado, o desempenho da gestão da entidade em dado exercício e perspectivas futuras, resultante de decisões de administradores na condução do seu negócio e casos fortuitos.

É basicamente regulamentada por legislações específicas e pelos princípios fundamentais de contabilidade. De outra forma, seus processos são influenciados por órgãos reguladores, pelo governo e por exigências da auditoria independente.

É característica da contabilidade financeira a elaboração das demonstrações contábeis e financeiras, a observância dos princípios fundamentais da contabilidade, a apuração do custo das mercadorias vendidas, através da contabilidade de custos, e a avaliação do passado.

• Contabilidade Gerencial

A Contabilidade Gerencial é o processo de identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações que auxiliem os administradores a atingir objetivos organizacionais. Refere-se às informações contábeis desenvolvidas para os gestores da empresa.

O principal objetivo da contabilidade gerencial é orientar os administradores das empresas na tomada de decisão, através de suas informações e relatórios.

A informação contábil gerencial deve ser clara, precisa, rápida e dirigida e voltada para o futuro, para desenvolvimento de previsões e planejamentos.

A contabilidade gerencial consiste em preparar , de forma simples e objetiva, as informações financeiras para o processo de gestão da empresa, considerando situações passadas e presentes para planejar situações futuras. Em um sentido mais profundo, pode-se dizer que esta modalidade da contabilidade esta voltada única e exclusivamente para a administração da empresa.

Portanto a contabilidade gerencial deve ser a denominação dada ao gerenciamento empresarial com a utilização de demonstrativos contábeis.

• Diferenças e dependências das contabilidades de custo, contabilidade financeira e gerencial.

Existem diferenças importantes entre a contabilidade de custo, contabilidade financeira e a gerencial, sobre tudo quanto às suas aplicações, porém estas dependem uma das outras pra gerar informações completas e facilitar a tomada de decisão.

A contabilidade de custos é importante para o gestor visto que fornece elementos importantes e necessários para a decisão gerencial, como a produção de estoque, formação dos preços de venda, e o estabelecimento de padrões orçamentários de custos.

A financeira preocupa-se basicamente com a demonstração dos resultados econômico-financeiros aos usuários externos, e na observância dos princípios contábeis geralmente aceitos. Faz a análise de fatores passados.

A contabilidade gerencial está voltada, aos usuários internos, para a obtenção de informações contábeis capazes de facilitar a tomada de decisão gerencial. Estas informações nem sempre serão financeiras, podendo ser também de ordem quantitativa e qualitativa. A analise feita nesta modalidade é voltada para o futuro.

Aula-tema: Contabilidade de custos, financeira e gerencial

Passo 1: Tomar ciência dos ingredientes que farão parte da montagem dos produtos sugeridos pela Indústria Alimentícia Showdog Ltda., conforme abaixo. São dois produtos derivados da ideia do lanche estilo hot-dog:

Produto Hot-dog: uma unidade de pão de hot-dog (tipo bisnaga), uma unidade de salsicha de carne bovina, 40 gramas de molho de tomate pronto, uma unidade de saco plástico para embalagem e, eventualmente, uma caixinha de papelão para transporte.

Produto Hot-chicken: uma unidade de pão de água (tipo francês), uma unidade de salsicha de carne de frango, 50 gramas de molho rose (uma combinação de molho branco e molho de tomate vermelho), uma unidade de saco plástico para embalagem e, eventualmente, uma caixinha de papelão para transporte.

Tabela 1 – Lista de matérias-primas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com