TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática profissional em assistente social ao lado da política social

Projeto de pesquisa: Prática profissional em assistente social ao lado da política social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.371 Palavras (14 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 14

A PRÁTICA PROFISSIONAL DO (A) ASSISTENTE SOCIAL

JUNTO ÀS POLÍTICAS SOCIAIS

Osasco – SP

de Setembro de 2014

SUMÁRIO PÁGINAS

Introdução 02

A prática profissional do (a) Assistente Social

junto às Políticas Sociais 03

Conclusão 08

Referências 09

INTRODUÇÃO

O Serviço Social vincula-se com a Política Social a partir dos anos de 1930, junto ao processo de modernização do Brasil, quando houve a intervenção Estatal visando o enfrentamento das questões sociais da época, que embora ainda estejam presentes nos dias atuais, engajadas na história do nosso país. Buscando por intermédio das Políticas Sociais uma forma de dominação sobre os movimentos populares, principalmente os movimentos trabalhistas.

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 foi conquistada em meio a lutas, destaque para as forças populares, assim representa a conquista dos direitos sociais, políticos e humanos, como a Assistência Social que passou a ser considerada Política Pública, que deveria ser comandada por técnicos da área.

Somos parte integrante de uma sociedade, pertencemos a um Estado, influímos em tudo o que acontece em nossa volta, sendo assim devemos olhar a política sem o preconceito que adquirimos na nossa vida e passar a nos enxergarmos como seres políticos, pois político é todo cidadão que tem consciência de seus direitos, deveres e obrigações que coloca em prática a Constituição Brasileira. Na política existe uma doutrina a ser seguida, nada é feito por acaso, deve ser uma ação com base em valores e princípios, e não como se tem visto, casos e mais casos de escândalos de corrupção praticados por nossos representantes, que não são punidos da devida forma.

Mahatma Gandhi comandou uma legião de seguidores em vários protestos pacíficos, pois pregava a não violência, foi preso por diversas vezes combatendo a tirania de seus opressores e o fim da colonização britânica. Passou a ser admirado tanto pelos Hindus quanto pelos Muçulmanos, que unidos á ele lutavam pela liberdade da Índia. Vários seguidores foram mortos, com tudo, os manifestantes não se intimidaram fortalecidos na fé inabalável daquele homem franzino, porém grande ao olhar de seu povo. A Índia conquistou sua liberdade e Gandhi doou a própria vida em prol desse sonho, morreu aos 78 anos.

Entre o que está previsto na Constituição e o que a realidade nos mostra de forma cruel, é que existe um imenso vazio a ser preenchido, e nesse vazio está de um lado o povo que em muitos casos desconhece seus direitos e que carece de trabalho, lazer, saúde, segurança, educação, e o bem estar de suas famílias, e do outro lado um povo cansado de passar por tantas injustiças, que se une em manifestações por todo país reivindicando seus direitos, o clamor nas ruas exigindo respeito.

A prática profissional do (a) Assistente Social junto às Políticas Sociais

O profissional do Serviço Social participa e realiza uma Política determinante para vários segmentos da sociedade. Política além de ser a arte de governar, administrar e gerir trata-se da convivência entre diferentes, da esperteza e condução de relações. O Estado utiliza-se da Política para conduzir diretamente ou indiretamente o povo, estabelecendo normas, regras e leis indispensáveis e específicas para o governo, fazendo com que haja um funcionamento adequado e excelente destas normas e instituições administrativas, o que infelizmente não acontece na maioria dos casos.

O Capitalismo deixou a sociedade fragmentada, criando a exclusão e desigualdade, surgindo a partir daí a Política Social que foi construída através das mobilizações e dos movimentos do proletariado e sindical. Com o desenvolvimento das indústrias, o surgimento de máquinas e a busca constante pelo domínio da economia, fez com que a classe operária, arcasse com as consequências dessa busca desenfreada pelo poder. A exploração da mão de obra dos trabalhadores, inclusive de mulheres e crianças, os baixos salários, a desigualdade social, e a falta de leis que amparassem os operários e seus familiares, visando à dignidade merecida por todo ser humano independente da classe social a que pertença, fortalece ainda mais os anseios da população por mudanças.

Durante a ditadura militar os anseios tornam-se ainda mais expressivos apesar das repressões e perseguições sofridas por aqueles que se rebelassem contra o regime militar; dessa insatisfação popular, sindicatos e trabalhadores se unem a outras categorias e dessa união surgem os grandes movimentos de manifestações dando o início da marcha pela democracia, responsável pelas conquistas tão almejadas pelos manifestantes e que mudariam os rumos na história desse país. As reivindicações por mudanças nas leis que viesse a garantir os direitos básicos e necessários para a sobrevivência de qualquer ser humano geram conflitos causando o desaparecimento, prisões e exílio de vários integrantes e apoiadores dos movimentos, esses se colocavam contra as atrocidades e abusos de poder cometidos pelo governo. A massa popular foi ganhando forças no decorrer dos anos e o sonho por mudanças passa a ser da maioria dos brasileiros, que participam dos protestos buscando o fim das desigualdades, existentes entre as classes sociais.

No dia 05 de outubro de 1988 é anunciada pelos meios de comunicação, a elaboração da nova Constituição, a lei das leis, considerada Constituição Cidadã, pois do começo ao final construída por leis que garantem as Políticas Sociais, como direito adquirido a todo cidadão. Consta que no Art. 6º: “São direitos sociais, a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados” (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010). Políticas que consistem na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com