TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS : A importância do Serviço Social na atualidade e o trabalho do profissional na Política de Assistência Social

Seminário: ATPS : A importância do Serviço Social na atualidade e o trabalho do profissional na Política de Assistência Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Seminário  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1

A importância do Serviço Social na atualidade e o trabalho do profissional na Política de Assistência Social

Hoje nota-se as transformações na atuação do Serviço Social, surgindo para ameniza os conflitos sociais da sociedade, portanto todas as profissões no conjunto de processos econômicos e sócio-politicos aborda métodos de evolução da sociedade assim a urgência do Serviço Social , sendo que houve inúmeros fenômenos

os quais o homem não está acostumado, para melhor entendimento a essas novas questões que surge no meio social onde a caridade e o voluntariado está presente, mas para atender uma nova demanda proveniente das mudanças, o Serviço Social vai contar com significativas contribuições da sociologia para sua renovação atribuindo novas propriedades a profissão. O Serviço Social tem presente em seu fazer profissional características como a filantropia a qual até os dias de hoje mantém instituições. Contudo com o desenvolvimento do sistema nesta área surgem novas demandas a profissão do assistente social, a partir da qual se vê a necessidade de um processo de renovação, processo que promove o repensar da profissão e da sua prática, dando caráter mais cientifica a mesma. Segundo Iamamoto: Carvalho-1982, desde a década de 80 o serviço é uma especialização do trabalho da sociedade, inscrita na divisão social e técnica do trabalho Social.

Diante das reflexões do grupo podemos perceber o quanto a teoria crítica contribui com a proposta da construção do projeto ético-politico da profissão, atribuindo ao Assistente Social um perfil inovador na pratica e na probabilidade do conjunto histórico os quais são fatores fundamentais na prática do Assistente Social.

O Serviço Social no Brasil desenvolve-se em uma pesquisa acerca da natureza e intervenção, procedimentos, formação, na realidade da sociedade, econômica e cultural.

Dentre as varias atuações do Assistente Social o grupo analisou na área da Política de Assistência Social. A orientação para os profissionais são orientadas no Código de Ética Profissional, para atuação especifico nesta área os profissionais deve - se afastar das abordagens tradicionais funcionalistas e programáticas, que reforçam as praticas conservadores que tratam as situações sociais como problemas pessoais no qual devem ser individual , tendo como objetivo de intervenção profissional o reconhecimento da questão social.

REFERÊNCIAS em 11 de outubro de 2013.

ESTEVÃO, Ana Maria Ramos. “O que é Serviço Social”, São Paulo: Brasiliense, 1999-

(Coleção Primeiros Passos; 111)

FALEIROS, V. de P. “Metodologia do trabalho social”, 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1981.

NETTO, Capitalismo Monopolista e Serviço Social, 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no

CARTILHA CFESS- Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com