TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas De Laboratório Determinação De Ponto De Ebulição Em Diferentes Soluções

Exames: Práticas De Laboratório Determinação De Ponto De Ebulição Em Diferentes Soluções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  2.639 Palavras (11 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 11

ALINE MARIE DE ARAÚJO SANTANA

FRANCIS SOARES LUZ

JAMILE DOS SANTOS POCIDÔNIO

ENGENHARIA QUÍMICA

RELATÓRIO

QUÍMICA ORGÂNICA I

Práticas de Laboratório

Determinação de Ponto de Ebulição

Salvador – BA

2013

ALINE MARIE DE ARAÚJO SANTANA

FRANCIS SOARES LUZ

JAMILE DOS SANTOS POCIDÔNIO

QUÍMICA ORGÂNICA I

Práticas de Laboratório

Determinação de Ponto de Ebulição

Relatório de Química Orgânica I, referente à aula prática realizada em laboratório, dia 25/09/2013 proposto pela professora Anaildes Lago de Carvalho, como forma avaliativa, compondo parte da AV1.

Salvador – BA

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO TEÓRICA........................................................................................4

2 OBJETIVO...................................................................................................................5

3 MATERIAIS,REAGENTES E EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS....................6

4 PROCEDIMENTO.......................................................................................................7

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO.................................................................................8

6 CONCLUSÃO/ CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................11

7 REFERÊNCIAS..........................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO TEÓRICA

O ponto de ebulição ou temperatura de ebulição é a temperatura em que uma substância passa do estado líquido ao estado gasoso.

As substâncias puras possuem temperaturas de ebulição constantes enquanto as substâncias impuras, as misturas, não possuem temperaturas definidas, quanto mais impurezas, maior será a faixa de temperatura na ebulição.

No ponto de ebulição, a pressão do vapor saturado de um líquido é igual à pressão atmosférica pelo que, o ponto de ebulição varia com a altitude e a pressão. Quanto mais baixa for a pressão, mais baixo será o ponto de ebulição e vice-versa.

A determinação do ponto de ebulição é feita através da construção de um gráfico a partir dos diversos valores registados, temperatura e tempo.

O Álcool etílico é o mais comum dos álcoois, também chamado de etanol ou simplesmente álcool (fórmula molecular: CH3CH2OH) é obtido por meio da fermentação de carboidratos, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído.

São compostos orgânicos que possuem em sua estrutura um ou mais grupos hidroxila (OH) ligada a um carbono saturado. São classificados quanto ao número de hidroxilas: monoálcool, diálcool.., e quanto a posição da hidroxila: primário, secundário...

Um componente essencial de bebidas alcoólicas. Também é utilizado como antisséptico (produtos de higiene), como líquidos para gargarejo bucal, desodorantes, cremes de barbear, leites de colônia, adstringentes entre outros.

Suas moléculas são solúveis tanto em substâncias polares como apolares, a miscibilidade do álcool acontece devido a existência de polaridade e apolaridade em sua molécula, ou seja, o álcool é solúvel em água como também em gasolina, como exemplo.

O grupo OH, é a parte mais reativa encontrado em sua estrutura havendo assim ambas possibilidades do composto reagir: quebra da ligação oxigênio --- hidrogênio (RO --- H) havendo neste grupo a formação de alcóxidos ou oxidação, e quebra da ligação carbono – oxigênio (RCH2 --- OH) havendo neste reações de substituição e desidratação dos alcoóis(eliminação de H2O).

Os álcoois funcionam como substâncias anfóteras, isto é, ora se comporta com ácido, ora como base, ambos muito fracos. Tudo dependerá principalmente da natureza do outro reagente.

2. OBJETIVO

Geral:

• Determinar o ponto de ebulição de algumas amostras orgânicas(etanol).

Específicos:

• Comparar os pontos de ebulição das amostras( Álcool etílico, Acetona, Acetonitrila e o Éter) entre o ponto de ebulição teórico e o prático com os valores tabelados .

• A partir da determinação do ponto de ebulição, identificar qual amostra orgânica, faz parte da temperatura.

• Desenvolvimento de competências de procedimentos experimentais.

3. MATERIAIS, REAGENTES E EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS

• 1 Tubo Capilar

• 1 Termômetro

• 1 Tubo de ensaio (20 mL)

• 1 Bécker (100 mL)

• 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com