TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré Eclampsia

Artigos Científicos: Pré Eclampsia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO DE ESTUDO DE CASO

IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE:

• Nome: S.S.N.

• Sexo: F

• DN: 14/09/68

• Estado Civil: Casada

• Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto

• Profissão: do lar

• Residente: Rincão de Santa Catarina

• Naturalidade: Brasileira

• Data de admissão: 10/05/14 as 00:01:57

• Sinais Vitais:

• PA= 180/120 mmHg FC= 80 bpm FR= 22 mpm Tº= 36,4

• Peso: 73 kg

Introdução: Este estudo de caso se trata de um a doença gestacional que acontece após 20 semanas (fim da 2º ou 3º trimestre) a gestante desenvolve hipertensão, proteínuria na urina e acompanha edema. As causas ainda é desconhecida sendo que as possíveis causas incluem: doenças autoimune, problemas vasos sanguíneos, dieta, genes. Baseando-se na ineidência dessa patologia, justifica-se a escolha do tema para esse estudo de caso.

Histórico: A paciente durante a semana apresentou cefaléia e tontura. A mesma não procurou atendimento médico, devido a distância de sua moradia para o local do atendimento.

Observa-se que a cliente não possui muita informação sobre possíveis adversidades da gestação.

Ao ter a piora dos seus sintomas, procurou o atendimento no período noturno. Durante o plantão na Santa Casa de Caridade de São Gabriel, descobriu a gravidade da doença pré-eclâmpsia e os riscos que representava para a mãe e o feto.

Observa-se que a cliente não possui muita informação sobre possíveis adversidades da gestação.

Ao ter a piora dos seus sintomas, procurou o atendimento no período noturno. Durante o plantão na Santa Casa de Caridade de São Gabriel, descobriu a gravidade da doença pré-eclâmpsia e os riscos que representava para a mãe e o feto.

Etiologia: A pré-eclâmpsia principal causa de morte materna no mundo.Nos últimos anos diversos avanços na área médica permitiam aprofundar nossos conhecimentos sobre a sua etiopatogenia. Sabemos atualmente, que fatores genéticos, como a interação entre HLA paterno e linfócitos NK maternos, estão envolvidos na origem da placentação deficiente, um dos principais fatores de risco da pré-eclâmpsia. O conceito de que a pré-eclâmpsia não é uma doença única mas um conjunto de doenças com manifestações clínicas comuns vem para ajudar na informação do problema.

Manifestações Clínicas: Apenas ocorrem no 2º/3º trimestre, Cefaléia , edemas nos membros superiores e inferiores e proteínuria.

Tipos: Pré- eclâmpsia precoce, Pré-eclâmpsia intermédia, Pré-eclâmpsia tardia

Diagnóstico: Basea-se nos sinais e sintomas (hipertensão, taquicardia e taquipneia, crepitações ou síbilos na auscultação, déficit neurológico (sinais focais), hemorragias intracranianas, edemas generalizados.

O diagnóstico só é possível quando a doença se manifesta. No caso da paciente após ter inúmeros sinais e sintomas, foi diagnosticado pelo médico como pré-eclâmpsia.

Sintomas característicos: Cefaléia, perturbações visuais, amnésia, convulsões, ansiedade, dor abdominal, proteínuria , hipertenção e edema.

Tratamento medicamentoso: Dieta Livre , CSU e PA 4/4h, Hidralazina EV 6/6 h, Aldomet 500 mg VO 12/12h, repouso no leito.

Diagnostico Médico: Pré-eclâmpsia

Exames complementares: Hemograma,Urocultura, VDRL

Descrição Geral do paciente:

Aparência do paciente: face hipocorada, tranquila, apresenta mucosas integras.

Atividade psicomotora e comportamento: apresenta-se calma e com edema nos membros inferiores.

Atividade verbal: Verbalizando, consciente e orientada.

Humor, Sentimento e Afeto: Paciente feliz com a gravidez, mas durante a entrevista a senhora S.S.N. transparecia um pouco de preocupação com o bebê.

Percepção: A genitora estava bem estável, comunicativa, alegre com a chegada de seu segundo filho. Processo de pensamento:

Forma: A paciente tava bem coerente, comunicativa e lúcida.

Conteúdo: Apresenta orientada sem sinais de anormalidade.

Sensório e cognição: Tranquila

Consciência: A genitora apresenta-se consciente.

Orientação: Genitora consciente, orientada com noção de tempo e espaço.

Concentração e cognição: Apresenta nível de concentração e cognição.

Memória: Apresentou boa memória, relatou fatos sobre sua família. Na expectativa do novo membro da família preste a chegar.

Inteligência: Aparentemente dentro da normalidade.

PRESCRIÇÃO MÉDICA

Dieta Livre , CSV 4/4h, Hidralazina VO 6/6 h, Aldomet 500 mg VO 12/12h, repouso no leito.

Apresentações dos medicamentos: Hidralazina

Hidralazina pode ser encontra da em Comprimido 25 mg e 50 mg, tem também injetável 20 mg/1 mL, a gestante utilizou o comprimido de 50 mg.

Hidralazina é um medicamento conhecido comercialmente como Apresolina ou Nepresol.É um medicamento de uso oral e injetável, que age como vasodilatador, sendo muito eficaz no tratamento de pressão alta na gestante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com