TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicomotricidade

Trabalho Universitário: Psicomotricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  2.347 Palavras (10 Páginas)  •  3.916 Visualizações

Página 1 de 10

Piaget foi um dos maiores estudiosos nas inter-relações entre a motricidade e a percepção, em que relacionou a percepção visual com a motricidade do globo ocular, notando que a percepção surge primeiro e pouco definida com os objetos em movimento e, tardiamente, ocorre o movimento dos olhos que acompanha a velocidade dos objetos, classificando e precisando a percepção por meio de uma ampla experimentação. Considera que a motricidade interfere na inteligência, antes da aquisição da linguagem. Assim, considerando as inter-relações entre motricidade e percepção, podemos afirmar que:

a.

Piaget foi um dos autores que mais estudou as inter-relações entre a psicomotricidade e a percepção, por ampla experimentação.

b.

Segundo Piaget, “a inteligência verbal ou reflexiva repousa numa inteligência motora ou prática, não estando nesse momento relacionada à questão sensório, que, por seu lado, se apoia nos hábitos e associações adquiridas para recombinar”.

c.

O desenvolvimento mental se constrói paulatinamente, no qual há um equilíbrio estático entre a passagem de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior.

d.

A motricidade tem a sua origem na história social do homem, ela é a base da atividade no trabalho e na comunicação. As intenções e as necessidades são fatores invariantes e implicadores da motricidade, independente da obtenção de um fim ou de um resultado.

e.

Piaget descreve a importância do período sensório-motor e da motricidade, principalmente após a aquisição da linguagem, no desenvolvimento da inteligência.

0,5 pontos

Pergunta 2

Em relação ao desenvolvimento psicomotor, sabemos que o movimento é a primeira manifestação na vida do ser humano, pois, desde a vida intrauterina, realizamos movimentos com o nosso corpo, no qual vão se estruturando e exercendo enormes influências no comportamento, assim em relação às etapas psicomotoras normais, podemos afirmar que, em relação ao:

a.

Desenvolvimento neurológico – devemos considerar que o recém-nascido dorme a maior parte do tempo; estabelece o ciclo de sono-vigília. Todos os sentidos estão presentes no nascimento e se desenvolvem rapidamente.

b.

Desenvolvimento da linguagem – o bebê comunica-se pelo choro e reconhece sons que ouviu no útero.

c.

Desenvolvimento cognitivo – o choro sinaliza emoções negativas; emoções positivas são mais difíceis de detectar.

d.

Desenvolvimento emocional – nele se inicia o estágio sensório-motor, o bebê pode aprender por condicionamento ou habituação. O bebê presta mais atenção a estímulos novos do que aos que lhe são familiares.

e.

Desenvolvimento físico – podemos afirmar que o cérebro atinge cerca de um quarto do seu peso adulto e o comportamento é quase sempre reflexo, e se inicia pela mielinização dos tratos visuais.

0,5 pontos

Pergunta 3

A idade social relaciona-se à avaliação da capacidade de adequação de um indivíduo ao desempenho de papéis e comportamentos esperados para as pessoas de sua idade, num dado momento da história de cada sociedade. Com base nesta afirmativa, assinale a alternativa correta.

a.

A capacidade de mensurar o fenômeno do envelhecimento, que está intimamente vinculada à facilidade de definir a idade biológica, justifica a falta de segurança para adotar quaisquer das teorias existentes sobre o fenômeno.

b.

Às manifestações somáticas da velhice, que é a última fase do ciclo da vida, as quais são caracterizadas por aumento da capacidade funcional mais a redução da capacidade de trabalho e da resistência, entre outras, associam-se perdas dos papéis sociais, solidão e perdas psicológicas, motoras e afetivas.

c.

A grande heterogeneidade existente entre os idosos, nos aspectos morfológicos, funcionais, psicológicos e sociais decorrentes, entre outros fatores, da grande amplitude dessa faixa etária, que começa cronologicamente aos 60 anos e atinge 100 anos de idade ou mais, tem originado questionamentos sobre o conceito de normalidade, quando se faz referência à pessoa idosa.

d.

O envelhecimento normativo pode ser de três tipos: primário, secundário e terciário. O primeiro é universal, presente em todas as pessoas, geneticamente determinado ou pré-programado.

e.

Independência e dependência são conceitos ou estados que só podem existir em relação a alguma outra coisa. Na mesma pessoa não é possível identificar, por exemplo, independência financeira e dependência afetiva.

0,5 pontos

Pergunta 4

O período de crescimento intrauterino é de vital importância para o ser humano. É quando se observa maior velocidade de crescimento. Ao final da 8ª semana após a fertilização (cerca da 12ª semana de gestação), termina o período embrionário e o concepto já apresenta a forma humana com braços e pernas, um coração que bate e um sistema nervoso que mostra sinais de início de respostas reflexas ao estímulo táctil. Após essa afirmação, assinale a alternativa correta:

a.

O controle pré-natal periódico deve iniciar no segundo trimestre e, durante toda a gestação, é fundamental para identificar os fatores de risco do retardo de crescimento intrauterino.

b.

Neste período de maior velocidade de crescimento, ocorre o aumento natural da defesa do feto contra os riscos externos (agentes infecciosos, má nutrição materna, uso pela mãe de tabaco e outras drogas, insuficiente irrigação placentária, enfermidades maternas, entre outros), pois a placenta forma uma barreira contra as agressões externas.

c.

Em termos de Saúde Pública, não é recomendada a intervenção com o objetivo de se trabalhar na prevenção do baixo peso. Ao nascer, deve-se investir numa boa cobertura e atenção após o nascimento do bebê para que ele ganhe peso.

d.

Os bebês de baixo peso, ao nascer, podem ser apenas bebês prematuros, assim classificados porque completaram seu tempo normal de gestação e, portanto, seu crescimento intrauterino foi menor do que o esperado, sendo chamados de bebês com peso adequado para a idade gestacional (AIG).

e.

É neste período, de maior velocidade de crescimento, que os riscos externos (agentes infecciosos, má nutrição materna, uso pela mãe de tabaco e outras drogas, insuficiente irrigação placentária, enfermidades maternas, entre outros) de agressão para o feto são maiores, mais graves e com repercussões mais generalizadas.

0,5 pontos

Pergunta 5

A família exerce um papel muito importante no acompanhamento do processo de envelhecer, quanto à saúde do idoso, muitas preocupações são pertinentes, o que gera ansiedade nos familiares, o setor público preconiza o atendimento integral. Assim, podemos afirmar que, segundo o Ministério da Saúde:

a.

A identificação de situações de vulnerabilidade social; a realização de diagnóstico precoce de processos demências; a avaliação da capacidade funcional, um dos instrumentos disponíveis, é a caderneta de saúde da pessoa idosa.

b.

A implantação da caderneta se deu apenas em regiões brasileiras consideradas de extrema pobreza, a partir das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), acompanhada por um manual de orientação, voltado para os profissionais de saúde para o correto preenchimento e manuseio da caderneta.

c.

A família é a única responsável pelo acolhimento, tratamento da pessoa idosa; uma vez que legalmente a família é a responsável pelo salário que é destinado ao idoso.

d.

A caderneta é uma ferramenta de identificação de situações de riscos potenciais para o idoso. Por exemplo, deve-se registrar se o idoso caiu alguma vez no ano. Se ele caiu mais de uma vez, o idoso poderá ter acesso à caderneta após pagamento de taxa de aquisição na UBS.

e.

Uma das metas governamentais é aumentar o número de instituições privadas (asilos) que, em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), podem acolher os idosos abandonados.

0,5 pontos

Pergunta 6

- O papel da família no cuidado e atenção ao idoso se dá por meio de acompanhamento e cuidados necessários. É considerado cuidador aquele que é responsável pelo cuidado a ser dispensado ao idoso.

a.

Cuidador como alguém que “cuida a partir dos objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida, não podendo pertencer à família de quem necessita do cuidado”.

b.

O Ministério da Saúde oferece de forma gratuita treinamento a pessoas interessadas em realizar o curso para cuidador oferecido nas Unidades Básicas de Saúde.

c.

Cuidador é um ser humano de qualidades especiais, expressas pelo forte traço de amor à humanidade, de solidariedade e de doação. A ocupação de cuidador integra a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO.

d.

Cuidador é a pessoa, da família ou da comunidade, que presta cuidados a outra pessoa de qualquer idade, que esteja necessitando de cuidados por estar acamada, com limitações físicas ou mentais, com remuneração.

e.

Para ser cuidador é necessário que o indivíduo seja jovem e capacitado pelo Ministério da Saúde, remunerado, deve prestar serviço a comunidade.

0,5 pontos

Pergunta 7

De modo geral, considera-se o crescimento como aumento do tamanho corporal e, portanto, ele cessa com o término do aumento em altura (crescimento linear). De modo mais amplo, pode-se dizer que o crescimento do ser humano é um processo dinâmico e contínuo que ocorre desde a concepção até o final da vida, considerando-se os fenômenos de substituição e regeneração de tecidos e órgãos. Assim, é correto afirmar que:

a.

O crescimento é um processo biológico, de multiplicação e aumento do tamanho celular, expresso pelo aumento do tamanho corporal. Todo indivíduo nasce com um potencial genético de crescimento, que poderá ou não ser atingido, não dependendo das condições de vida a que esteja submetido, desde a concepção até a idade adulta.

b.

Em relação ao crescimento, podemos afirmar que as influências de fatores intrínsecos (genéticos, metabólicos e más-formações, muitas vezes correlacionados, ou seja, podem ser geneticamente determinadas) são responsáveis por alterações que possam ocorrer no crescimento, não considerando fatores extrínsecos como relevantes na alteração do crescimento.

c.

O planejamento familiar, a realização de uma adequada assistência pré-natal, o parto e o puerpério, as medidas de promoção, proteção e recuperação da saúde nos primeiros anos de vida são condições cruciais para que o crescimento infantil se processe de forma adequada.

d.

Os movimentos são aperfeiçoados com o crescimento, expressam o que sentimos, nossos pensamentos e atitudes, que muitas vezes estão arquivadas em nosso inconsciente. Estrutura o corpo com uma atitude positiva de si mesma e dos outros, a fim de preservar a eficiência física, não exercendo influência na eficiência psicológica, desenvolvendo o esquema corporal e apresentando uma variedade de movimentos.

e.

Não considera como um dos indicadores de saúde da criança, em razão de sua estreita dependência com fatores ambientais que podem interferir no crescimento, sendo responsável pela ocorrência de doenças. No entanto, por meio de cuidados gerais e de higiene, condições de habitação e saneamento básico, acesso aos serviços de saúde, é possível preservar a saúde independente o crescimento.

0,5 pontos

Pergunta 8

A ciência do envelhecimento tem sobre si a responsabilidade de ser o centro do qual emanam suas ramificações – gerontologia social, gerontologia biomédica e geriatria –, que, em conjunto, atuam sobre os múltiplos aspectos do fenômeno do envelhecimento e suas consequências. Assim, podemos afirmar que:

a.

O critério cronológico não deve ser adotado nos trabalhos científicos, devido à dificuldade de definir a idade biológica. Esse fato tem como uma das causas determinantes as visões contraditórias sobre o início do processo de envelhecimento.

b.

As manifestações da velhice são bem evidenciáveis, e isso também se pode afirmar a respeito de elas serem exclusivamente dependentes do envelhecimento primário ou senescência, ou se seriam resultantes de outros fatores, que, em seu conjunto, tornam difícil a mensuração da idade biológica.

c.

É importante assinalar o conceito de idade funcional, que não possui relação com a idade biológica e pode ser definida como grau de conservação do nível de capacidade adaptativa em comparação com a idade cronológica.

d.

A geriatria tem sob seu domínio os aspectos curativos e preventivos da atenção à saúde. Estabelece uma relação estreita com disciplinas da área médica, como neurologia, cardiologia, psiquiatria, pneumologia, entre outras, dando origem à criação de subespecialidades, como neurogeriatria, psicogeriatria, cardiogeriatria, neuropsicogeriatria etc.

e.

Ao falarmos de envelhecimento, consideramos que o conceito de idade psicológica não se assemelha ao significado da idade biológica, mas se refere à relação que existe entre a idade cronológica e as capacidades, tais como percepção, aprendizagem e memória, as quais prenunciam o potencial de funcionamento futuro do indivíduo.

0,5 pontos

Pergunta 9

O período gestacional deve ter a atenção necessária, para acompanhar essa etapa tão importante, o Ministério da Saúde, por meio da Atenção à Saúde da Mulher, incentiva a mulher a dar atenção à realização do pré-natal, entre outras medidas. Ao falarmos sobre a gestação, podemos afirmar que:

a.

A Rede Cegonha é um modelo que garante às crianças de baixa renda, moradoras de comunidades onde não há assistência médica especializada, uma assistência humanizada e de qualidade, que lhes permite vivenciar a experiência da gravidez, do parto e do nascimento com segurança, dignidade e beleza.

b.

A Rede Cegonha sistematiza e institucionaliza um modelo de atenção ao parto para as mulheres com idade cronológica superior a 45 anos, com problemas crônicos de saúde.

c.

A Rede Cegonha sistematiza e institucionaliza um modelo de atenção ao parto e ao nascimento, que vem sendo discutido e construído no país desde os anos 1990, com base no pioneirismo e na experiência de médicos, enfermeiras, parteiras.

d.

A Rede Cegonha, por meio do programa à Atenção a Saúde da Mulher, visa incentivar o aleitamento materno, enfatizando os cuidados ao recém-nascido após o parto, uma vez que não se pode esquecer jamais que dar à luz não é uma doença, por isso o pré-natal é uma escolha da gestante que não influenciará na saúde do bebê.

e.

A Rede Cegonha sistematiza e institucionaliza um modelo de atenção ao parto para as adolescentes classificadas como grupo de risco.

0,5 pontos

Pergunta 10

Atualmente políticas públicas têm sido adotadas visando à qualidade de vida da população, o programa academia ao ar livre, existentes em locais públicos, é uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de incentivar a prática física. Assim ao relacionarmos saúde e atividade física, é correto afirmar que:

a.

As atividades físicas devem ser praticadas por jovens, que desejam desenvolver o físico, tendo em vista a prática de esporte para competição.

b.

As academias ao ar livre foram instituídas, tendo como públicos-alvo jovens e adultos que possuam doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial.

c.

A prática da atividade física, por meio das academias ao ar livre, tem como público-alvo todos os cidadãos que desejam praticar atividade física, independente da idade com ou sem patologias. (Sem restrição médica)

d.

Idosos que desejam utilizar as academias devem possuir o cartão do idoso, no qual constam todas as informações sobre sua saúde.

e.

A população que deseja utilizar a academia ao ar livre, deve se inscrever nas Unidades de Saúde mais próxima de sua casa, e pagar uma pequena taxa de adesão.

...

Baixar como  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »