TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Puro Sangue Ingles

Pesquisas Acadêmicas: Puro Sangue Ingles. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

Puro-sangue inglês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O puro-sangue inglês (PSI; em inglês thoroughbred) é uma raça de cavalos selecionada por cruzamentos para a prática de competições esportivas. Sua principal utilização devido sua enorme velocidade e resistência é a corrida. O PSI é um animal muito completo, e por isso participa de diversas competições, como hipismo. Sua característica como excelente melhorador, faz com que seu sangue faça parte na formação de novas raças, e no aprimoramento de outras.

O puro-sangue inglês foi desenvolvido durante os séculos XVII e XVIII na Inglaterra, pelo cruzamento de éguas locais ou não1 (em inglês) com garanhões árabes e berberes, muitas vezes trazidos das campanhas militares na Ásia. A necessidade da melhora do desempenho em pistas dos animais existentes nas ilhas britânicas derivou do gosto popular crescente pelas competições, originalmente restritas às propriedades rurais para distração dos landlords (senhores de terras).

Origens[editar | editar código-fonte]

Há três origens dos cavalos orientais que contribuíram na formação da raça:

• o cavalo árabe ou turco (Equus caballus aryanus).

• a sub-raça Nedjed do centro do deserto do Saara.

• o barbo, berbere, mongólico ou mongol, (Equus caballus africanus) originário da Ásia central, levado para a África antes do árabe.

Garanhões-base

Costuma-se dizer que as linhagens masculinas descendem fundamentalmente dos garanhões base:

• Byerley Turk, ou linha paterna de seu descendente Herod (King Herod).

• Darley Arabian ou linha paterna de seu descendente Eclipse - é o ramo mais numeroso nos dias atuais

• Don Forigo II (também chamado Forigão de Alpha Equino) ou linha paterna de seu descendente Don Forigo.

Os nomes destes cavalos referiam-se aos nomes dos proprietários:Lord Godolphin, Thomas Darley e Capitão Forigo, respectivamente.

Royal Mares[editar | editar código-fonte]

Ao redor das éguas da realeza, as Royal Mares, circulam muitos mitos. Pesquisas informaram que por volta de 1660, éguas nativas britânicas eram servidas por reprodutores germânicos e espanhóis, cujas filhas cuidadosamente selecionadas retornavam ao plantel de matrizes. Durante o reinado de Charles II foram introduzidos cavalos orientais, substituindo os garanhões europeus, por serem mais resistentes e velozes. As éguas britânicas , germânicas e espanholas foram servidas com tais cavalos orientais e passaram a formar a linhagem das Royal Mares.

Pelagem tordilha[editar | editar código-fonte]

Um cavalo tordilho necessariamente tem um de seus progenitores também tordilho, e os garanhões base não eram tordilhos. O aparecimento da pelagem tordilha nos thoroughbred deve-se às linhas maternas descendentes de tordilhos que foram cruzadas com os três garanhões base .

O tordilho originário mais referido é Alcock's Arabian, através de Crab, cuja mãe descendia do também tordilho Fairfax Morocco Barb (também chamado Old Morocco Barb) .

Famílias maternas e a Teoria de Bruce Lowe[editar | editar código-fonte]

O australiano Bruce Lowe, em 1895, teve sua obra “Breeding Racehorses by the Figures System” postumamente publicada, na qual estuda famílias maternas existentes à época. Cada família materna é composta pelos descendentes de uma mesma égua base. Classifica e numera as famílias de acordo com o número de vitórias de seus descendentes nas provas clássicas do turfe inglês reservadas aos 3 anos: como Derby Stakes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com