TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUEIMADURAS POR FOGO 1º, 2º, 3º GRAU: PRIMEIROS SOCORROS

Artigos Científicos: QUEIMADURAS POR FOGO 1º, 2º, 3º GRAU: PRIMEIROS SOCORROS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  2.374 Palavras (10 Páginas)  •  1.682 Visualizações

Página 1 de 10

QUEIMADURAS POR FOGO 1º, 2º, 3º GRAU: PRIMEIROS SOCORROS

FIRST, SECOND AND THIRD GRADE OF BURNING BY FIRE: FIRST AID

RESUMO

Objetivo: Informar quais são os primeiros socorros prestados a uma vítima com queimadura de 1º, 2º e 3º grau causada por fogo, mencionando cada cuidado que deve ser utilizado durante o suporte básico de vida. Métodos: A pesquisa foi realizada através do estudo exploratório sobre queimaduras, tendo como fontes de informações revisão de literaturas de livros doacervo da Universidade Paulista – UNIP campus Manaus, sites do Portal da Educação, Corpo de Bombeiros de Pico e artigos retirados do ebah. Resultado: Observou-se que através da correta aplicação das técnicas de primeiros socorros em clientes com queimadura de 1º, 2º e 3º grau ocasionadas por fogo, evita-se sequelas e maiores danos físico e psicológico no cliente.Conclusão: Os primeiros socorros a clientes com queimadura por fogo de 1º, 2º e 3º grausão de suma importância, pois como é um conjunto de medidas imediatas, seu cumprimento deve ser feito com o máximo de cuidado, a demora no atendimento ao cliente ocasiona danos irreversíveis ou até mesmo o óbito.

Descritores:Queimadura1º, 2º, 3º graus; primeiros socorros; fogo.

ABSTRACT

Objective:Informwhat is the first aid for burning fire vitimes of first, second and third grade showing each care used on basic live support. Methods: The search archived by explorative study about burnings, using references of literature revision found in books from Paulista University – UNIP library (Manaus Campus), Education Website portal, Fire Department and papers from ebah. Results:It was seen that the correct application of first aid techniques in costumers with 1st, 2nd and 3rd burning grade occurred by fire, it avoids sequelae and major physical and psychological damages.Conclusion: The first aid for customers who suffered burning fire of 1st, 2ndand 3rdgrade are relevant, because it is an immediate action group and its fulfillment must be done with full care, the wait in customer treatment causes irreversible damage or until death.

Key - words: First, Second and Third Grade; First Aid; Fire.

_________________________________________________________________

1 – 6. Acadêmicos do Curso de Graduação em Radiologia Médica da Universidade Paulista - UNIP.

7 – Enfermeiro, Especialista em Saúde do Trabalhador, Especialista em Sistema de Saúde - Docente da Universidade Paulista – UNIP.

INTRODUÇÃO

Os primeiros socorros são medidas provisórias que não substituem o atendimento de emergência especializado e a avaliação médica subsequente, na aplicação de primeiros socorros em queimados por fogo de 1º, 2º e 3º grau tem como objetivo, não somente preservar os sinais vitais, como também o não agravamentodos ferimentos das vítimas, para que recebam posteriormente os devidos cuidados dos profissionais especializados dentro de um ambiente hospitalar capacitado17-20.

Queimadura é uma lesão em determinada parte do organismo desencadeada por um agente físico. É classificada de acordo com a profundidade e extensão da lesão causada à pele, podendo atingir também os músculos, mucosas, vasos sanguíneos, nervos e ossos, sendo denominadas por queimaduras de 1º grau, 2º grau e 3º grau19.

A importância no atendimento imediato é que com alguns conhecimentos simples os socorristas possam diminuir o sofrimento do cliente, evitando as complicações futuras e até mesmo salvar vidas. Além disso, é necessário ter certeza de que há condições seguras o bastante para a prestação do socorro sem riscos para o socorrista e para o cliente4-8.

Mais do que prestar primeiros socorros em queimaduras por fogo de 1º, 2º e 3º grau, é importante ter em mente a biossegurança, a qual deve ser entendida como um conjunto de condutas que visam proteger todo aquele que auxilie ou preste socorro ao vitimado, do contato direto com agentes biológicos e microorganismos patogênicos11-19.

Desta forma as técnicas apresentadas são desenvolvidas para a realidade do local da ocorrência que antecede a entrega da vítima no ambiente hospitalar. Assim sendo, o socorrista deve ter bom senso e não ultrapassar os seus limites técnicos e físicos. Dentre as características indispensáveis ao socorrista, destaca-se a "calma". A vítima espera encontrar na ação do socorrista conforto e segurança. Portanto, a abordagem da vítima deve ser feita com tranquilidade, com tom de voz moderada e, sobretudo, inspirar confiança10.

2. REVISÃO DA LITERATURA

2.1. CLASIFICAÇÃO DAS QUEIMADURAS SEGUNDO A PROFUNDIDADE

Primeiro Grau:

A de primeiro grau é superficial e causa apenas vermelhidão na pele, resultado da dilatação das veias. Não ocorre destruição da derme afetando apenas a epiderme, apresenta eritema, calor, dor, edema discreto, sem formar bolhas. Repercussão sistêmica desprezível, não é considerada na avaliação da área atingida. A queimadura de 1º grau pode ser tratada sem recurso hospitalar, a não ser que atinjam uma área muito grande, ou seja, em bebês e idosos3-13-14.

Segundo Grau:

Afeta a epiderme e parte da derme, apresenta dor, eritema, edema,flictenas, erosão ou ulceração, pode haver sequelas a discromia (superficial); cicatriz (profunda), as queimaduras de 2º grau subdividem-se em14-15:

Superficial: onde é atingida a epiderme e a derme, os sintomas são eritema, flictenas e dor intensa. A base da bolha é rósea, úmida e dolorosa12.

Profunda: Neste caso a epiderme e derme profunda são atingidas, os sintomas são eritema, flictenas e dor intensa. A base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda)3.

Terceiro Grau:

Destrói todas as camadas da pele, atinge a epiderme, a derme, podendo atingir tendões, ligamentos, músculos e ossos, é indolor, existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida, possui textura coreácea, não reepiteliza e necessita de enxertia de pele (indicada também para o segundo grau profundo), eventualmente pode cicatrizar, porém com retração das bordas12-14.

A dor é geralmente pequena, pois a queimadura é tão profunda que chega a danificar as terminações nervosas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com