TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL

Exames: QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

1. Reação do sódio e do potássio metálico com água

Em uma placa de Petri adicionou-se aproximadamente 5 mL de água destilada, duas gotas de solução 1% de fenolftaleína. Em seguida, sob a condução do professor, adicionou-se um pedaço, aproximadamente do tamanho de um grão de arroz, de sódio metálico. Nessa mesma placa de Petri, também sob a condução do professor, adicionou-se potássio metálico de aproximadamente do tamanho de um grão de arroz. Observou-se ambas reações e anotou-se o resultados.

2. Reação magnésio metálico

Em uma placa Petri adicionou-se aproximadamente 5 mL de água destilada e duas gotas de fenolftaleína 1% em seguida adicionou-se um pedaço de magnésio metálico, sendo esse em forma de uma fita onde e observou-se a reação.

3. Combustão do magnésio metálico

Com o auxílio de uma pinça metálica colocou-se um pedaço de magnésio metálico na chama no bico de Bunsen e observou-se a reação.

4. Variação do pH de solução dos Hidróxidos de metais alcalinos e alcalinos terrosos

Identificou-se 5 tubos de ensaio da seguinte maneira: tubo 1 - KOH, tubo 2 - LiOH, tubo 3 - Mg(OH)2, tubo 4 - Ca(OH) e tubo 5- Ba(OH)2. Eles foram acomodados em uma estante de tubos de ensaio, e adicionou-se 2 ml de suas respectivas soluções de Hidróxidos de metais alcalinos e alcalinos. Por seguinte adicionou-se 2 mL de indicador fenolftaleína em cada um dos 5 tubos de ensaio, observou-se as reações e mediu-se o pH de cada solução com fita de pH.

5. Reação com Dicromato de Potássio

Numerou-se 3 tubos de ensaio e os acomodou em uma estante de tubos de ensaio, no primeiro tubo foi adicionado 3 gotas de solução 0,2 M de nitrato de cálcio, no segundo 3 gotas de solução de nitrato de bário e no terceiro tubo 3 gotas de nitrato de estrôncio. Após nos três tubos adicionou-se 3 gotas de ácido acético (6 M), 3 gotas de solução de acetato de sódio (3 M) e por fim adicionou-se 2 gotas de dicromato de potássio (0,5 M).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com