TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os tipos de capital que compõem a organização?

Seminário: Quais são os tipos de capital que compõem a organização?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Seminário  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

Quais são os tipos de capital que compões as organizações?

Capital Nominal ou Social: é o montante necessário para se constituir e iniciar as atividades de uma empresa, ou seja, é um investimento inicial dos sócios, enquanto a empresa não gera recursos suficientes para se sustentar. O valor do capital social deve ser estipulado baseado num plano de negócios elaborado pelos interessados previamente, podendo o mesmo ter aumento ou diminuição, irá depender dos investimentos e dos prejuízos.

Capital Próprio: é a soma do capital nominal mais os lucros e investimentos que a empresa obteve. Ele pode ser negativo nos casos em que o passivo é maior que o ativo, nulo quando eles se igualam ou positivo quando o ativo é maior que o passivo.

Capital de terceiros: refere-se apenas a recursos externos à empresa, como por exemplo, empréstimos, financiamentos, compras realizadas á prazo.

Capital Total á Disposição da Empresa: é o resultado da somatória do capital próprio com o capital de terceiros.

Bibliografia: <http://www.novonegocio.com.br/empreendedorismo/capital-social/> Acessado em 29 de Maio de 2014.

Capital de Giro: O capital de giro são todos os recursos financeiros que ficam girando tanto no ativo quanto no passivo de uma empresa, com o intuito de aumentar a receita da mesma e gerar uma maior solidez financeira, de maneira que proporcione uma boa imagem da empresa quanto a sua capacidade de pagar os seus fornecedores, isso é um fator que terá um grande peso para a empresa quando for adquirir crédito, seja para financiamento ou investimento para a mesma, pois as instituições de concessão de crédito analisam o capital de giro da empresa para determinar os limites a serem concedidos. É o financiamento que ajudará a pagar os equipamentos, aluguel, suprimentos, etc., durante o primeiro (ou primeiros) anos de operação.

• Capital inicial: É o recurso necessário para fazer as pesquisas e planejamentos iniciais do negócio.

• Capital mezanino: Também conhecido como capital de expansão. É o financiamento que ajudará a empresa a crescer, comprar equipamentos maiores e melhores ou mudar para um local maior.

• Capital ponte: Como fica implícito no nome, faz a ponte entre o financiamento atual e o próximo nível de financiamento.

https://www.portaleducacao.com.br/financas/artigos/43144/economia-empresarial-tipos-de-capital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com