TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario meio ambiente

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.857 Palavras (8 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 8

QUESTÕES

QUESTÃO 01 (valor 1,0)

O planeta está exigindo um novo ser humano, mais participante, atento e solidário, que consiga desfrutar de todo o progresso que conquistou, mas causando menos impacto ao sistema Terra.  Essa crise exige uma profunda discussão filosófica, uma reavaliação sobre o que somos nós, o que significa progressos e quais são as verdadeiras riquezas da humanidade. E você? Qual o seu papel como indivíduo e como profissional da área de Serviço Social em relação à questão ambiental?

A Constituição Federal do Brasil de 1988, no Capítulo VI, Artigo 225, diz que é direito de todos ter o meio ambiente ecologicamente equilibrado, e é dever do poder público e da coletividade defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Dessa forma, entende-se que é responsabilidade minha como cidadão preservar o meio ambiente e adotar hábitos que venha melhorar e minimizar os impactos ambientais.

Como profissional de bacharel em Ciências Sociais, tenho o papel como agente transformador, de promover, incentivar e disseminar práticas saudáveis e que venha proporcionar um ambiente saudável e mais justo. Implantar no seio da sociedade, políticas públicas, a fim de conscientizar a população do seu papel de agente transformador do meio onde vive. Fazer com que essas políticas alcancem as pessoas que não tem nenhum tipo de auxílio. Fazendo com que tenhamos um lugar melhor para viver.

QUESTÃO 02 (valor 1,0)

Este questão se propõe a discutir a questão do consumo e seus impactos sobre o meio ambiente. Para isso podem ser levantadas algumas questões: de que forma nossa conduta individual interfere no meio ambiente através do consumo? O que podemos fazer para Para fundamentar sua resposta, indicamos uma reportagem do globo ecologia sobre este tema.

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=IHYISvN_egk

Parte 2:

A natureza é a única fonte de recursos que utilizamos para saciar as nossas necessidades e garantir a nossa sobrevivência. Utilizamos esses recursos de forma in natura e também como matéria-prima para confeccionar os objetos que necessitamos. É a natureza também a destinatária dos nossos resíduos. Por isso, a depender da intensidade com que estamos consumindo esses recursos e da maneira como estamos descartando esses resíduos, podemos minimizar ou agravar os impactos ambientais.

Impulsionados pelo apelo da mídia e associado ao desejo de possuir e a busca de suprir as nossas necessidades, somos cada vez mais tentados a consumir e adquirir algo novo. Sejam o celular e o computador recém-lançados, os eletrodomésticos, o carro do ano, em fim, tudo que nos proporcionam confortos e que afague o nosso ego. Essa demanda desenfreada exigirá cada vez mais da oferta de matéria, levando-a a se exaurir mais rápido; e de energia, alem de gerar resíduos, que reduzirá a vida útil dos aterros sanitários. Poderá poluir o meio ambiente, caso sejam descartados de forma inadequada. Vale ressaltar que podemos diminuir esses impactos desde que adotemos práticas simples capazes de minimizar os impactos.

Vale ressaltar que evitando aquilo que for supérflua e o desperdício são medidas importantes na preservação ambiental. Quanto à aquisição de bens, comprar somente o necessário; se for um eletroeletrônico observar se esse tem o certificado de baixo consumo de energia e se o fabricante se compromete em receber esses produtos para o descarte de forma correto. Aproveitar o máximo possível da vida útil do bem, assim, além de economizar dinheiro na aquisição de um novo, retarda o seu descarte na natureza. Caso venha substituir os bens usados, porém em perfeito estado por outros novos, destiná-los a instituições beneficentes. Os desperdícios domésticos podem ser evitados através de medidas simples como: evitar

tempo longo no banho, isso evitará o desperdício de água e energia elétrica, caso o chuveiro seja quente. É importante lembrar que a taxa de esgoto equivale a 80% do consumo de água.

Outra maneira de reduzir os impactos ambientais é a reciclagem dos resíduos. A reciclagem evita a contaminação do solo, dos corpos d’águas, evita a proliferação de doenças, aumenta a vida útil dos aterros sanitários, além de gerar rendas través daquilo que seria jogado fora. Essa tarefa pode ser feita de maneira simples como: separar o lixo por classe (orgânico, inorgânico), no caso de componentes eletrônicos devolverem nos pontos de coletas. Conforme reportagem do programa Globo Ecologia da TV Globo, a reciclagem de produtos eletrônicos evita a contaminação do solo por metais pesados. Na produção de novas baterias através das recicladas, o cosumo de energia é reduzido e também a geração de CO2.

QUESTÃO 03 (valor 1,5)

O Programa Nacional de Educação Ambiental, publicado em 2005 pelo Ministério do Meio Ambiente, propõe que a prática de Educação Ambiental deve ir além da disponibilização de informações:

A participação e o controle social destinam-se ao empoderamento dos grupos sociais para intervirem, de modo qualificado, nos processos decisórios sobre o acesso aos recursos ambientais e seu uso. Neste sentido, é necessário que a educação ambiental busque superar assimetrias nos planos cognitivos e organizativos, já que a desigualdade e a injustiça social ainda são características da sociedade. Assim, a prática da educação ambiental deve ir além da disponibilização de informações.

Essa perspectiva deve contribuir para a socialização de conhecimentos, inclusive por intermédio do uso de tecnologias voltadas, por exemplo, para reciclagem e desenvolvimento de produtos biodegradáveis, desenvolvidas em universidades, organizações não-governamentais e empresas privadas.

Deve-se buscar ainda o aproveitamento adequado de espaços ociosos das universidades públicas e privadas, como laboratórios de pesquisa e outros.

Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2013.

Com base nos princípios acima, diferentes atores sociais que sofrem ou sofrerão interferência direta ou indireta do Aproveitamento Hidroelétrico (AHE) de Belo Monte devem ser contemplados com iniciativas de Educação Ambiental. Assinale a alternativa que apresenta propostas de Educação Ambiental alinhadas a esses princípios.

a) O foco das propostas de Educação Ambiental para os pescadores enfatizará os estudos da ictiofauna(peixes)local, tais como dourada, pirarucu e piramutaba, com vistas a garantir seu estoque futuro. Este estudo será realizado por equipes formadas por pesquisadores de universidades consorciadas.

Esse modelo de estudo não atende a Educação Ambiental, pois ele está voltado apenas para o estudo das espécies de peixes locais cuja preocupação é garantir seu estoque futuro. Esse estudo será feito por pesquisadores de universidades, quando na verdade, deveria envolver os pescadores nesse processo de estudo, capacitando-os a tomar decisão. Essa proposta deveria incluir cada individuo, tornando-o agente de transformação e vetor de práticas ecologicamente correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (183.4 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com