TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário Ambiental

Por:   •  11/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Mato Grosso

Questionário sobre a Aula 1 e 2 da Unidade II

Responda as questões:

  1. O que significa a sigla ANA? O que ela gerencia?

R= ANA é a abreviatura para Agência Nacional de Águas, na qual é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, e é responsável pela implementação da gestão dos recursos hídricos brasileiros.

  1. Quais são os dois tipos de reservatórios de água doce?

R= Os reservatórios de águas subterrâneas, como por exemplo os aquíferos. E os reservatórios de águas superficiais,  por exemplo os rios, riachos, lagoas e córregos.

  1. O que são aquíferos?

R= Os aquíferos são formações geológicas permeáveis capazes de armazenar as águas das chuvas ou superficiais em reservatórios subterrâneos, que funcionam como uma espécie de caixa d’água que alimenta os rios.

  1. Qual o aquífero que abastece o estado do MT?

R= Sistema Aquífero Parecis

  1. Quais são os principais rios brasileiros?

        R= Os principais tipos são: Rio Amazonas, Rio Araguaia, Rio Iguaçu, Rio Paraguai, Rio Paraíba do Sul, Rio Paraná, Rio São Francisco e Rio Tapajós.

  1. Do que trata a Resolução CONAMA  357/2005 ?

R= Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências.

  1. Do que trata a Resolução CONAMA Resolução 396/2008 ?

R= Dispõe sobre a classificação e diretrizes ambientais para o enquadramento das águas subterrâneas e dá outras providências.

  1. Do que trata a Resolução CONAMA 430/2011?

R= Dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa a Resolução NO 357 de 17 de Março de 2005 do CONAMA.

  1. Do que trata o ANEXO XX da Portaria de Consolidação No 5 (2017) do Ministério da Saúde?

R= O ANEXO XX trata-se do controle e da vigilância da qualidade da água para o consumo humano e seu padrão de potabilidade.

  1. Descreva os Parâmetros Físicos de Qualidade da Água.

R= Os parâmetros físicos são: Temperatura, condutividade elétrica, sólidos totais, sólidos dissolvidos, sólidos em suspensão, cor e turbidez.

  1. Descreva os Parâmetros Químicos de Qualidade da Água.

R= Os parâmetros químicos são: Alcalinidade bicarbonato; alcalinidade total; cianetos; cloretos; demanda bioquímica de oxigênio; demanda química de oxigênio; dureza do Ca; dureza do Mg; fenóis; fósforo total; micropoluentes; óleos e graxas; oxigênio dissolvido; pH; série de nitrogênio – orgânico, amoniacal, nitrato e nitrito; sulfetos; surfactantes aniônicos; Fe, Na, Mg, Al, Ba, B, Ni, Cu, Hg, Se, Pb, As, Cd, Zn, Mn, K, Cromo (III) e Cromo (IV).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (359.1 Kb)   docx (294.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com