TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões sociais no contexto urbano e rural

Por:   •  3/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.549 Palavras (11 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 11

UNIDADE DE ENSINO: PIRASSUNUNGA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: SERVIÇO SOCIAL AO CONTEXTO URBANO E RURAL

ALAN JAIME VIVAN SALDIA

1299204951

ELISABETE VALADÃO

5560123540

IVANILDA DE MORAES DUTRA CASTANHEIRA

5532118198

JESSIKA A. C. DE ONOFRIO SALDIA

3326019333

MARA APARECIDA FERNANDES

5527103127

MICHELE DE VILA

5785182108

QUESTÕES SOCIAIS NO CONTEXTO RURAL E URBANO

Profa. Ma. Laura Santos

Pirassununga/SP

2015.

ALAN JAIME VIVAN SALDIA[pic 2]

1299204951

ELISABETE VALADÃO

5560123540

IVANILDA DE MORAES DUTRA CASTANHEIRA

5532118198

JESSIKA A. C. DE ONOFRIO SALDIA

3326019333

MARA APARECIDA FERNANDES

5527103127

MICHELE DE VILA

5785182108

QUESTÕES SOCIAIS NO CONTEXTO RURAL E URBANO

O artigo cientifico apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento de atividades práticas supervisionadas da disciplina de Serviço Social ao Contexto Urbano e Rural

Profa. Ma. Laura Santos

Pirassununga/\SP

2015


Resumo

Este trabalho tem como assunto a importância da realidade social urbana e rural no Brasil. Descreve sobre a reforma agrária no Brasil, como surgiu e suas finalidades, trata-se, também, sobre o Movimento Sem Terra e o êxodo rural.

Palavra Chave: Realidade Social Urbana e Rural. Reforma Agrária, Movimentos Sociais e Êxodo Rural.

Abstract

This work has as subject the importance of urban and rural social reality in Brazil. Describes on land reform in Brazil, and how did your purposes, it is also about the Landless Movement and the rural exodus.

Keywords: Social Urban and Rural reality. Agrarian reform, Social Movements and Rural Exodus.


SUMÁRIO

1.INTRODUÇAO…………......………...…………………………………...…4

2.REFORMA AGRÁRIA………………………………………………………4

3.MOVIMENTOS SEM TERRAS.....................................................................6

4.ÊXODO RURAL..............................................................................................8

5.PLANO BRASIL SEM MIÉRIA.....................................................................9

6.CONCLUSÃO.................................................................................................10

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................12


1. Introdução

O presente trabalho refere-se a realidade dos Movimentos Sociais no Contexto Rural na atualidade com ênfase na Reforma Agraria, Movimento dos Sem Terra, Êxodo Rural e políticas públicas.

O objetivo trata-se em mostrar a realidade social, com evidência no campo, na primeira parte descreve reforma agrária, segunda parte os movimentos sociais rurais, principalmente Movimento Sem Terra e na terceira parte o êxodo rural no Brasil.

A metodologia utilizada foi através pesquisa bibliográficas, por meio de livros, sites, canções, obras (quadros e fotografias) e charges recomendados pela ATPS.

2. Reforma Agrária

A realização da reforma agrária no Brasil é lenta e enfrenta várias barreiras, entre elas pode-se destacar a resistência dos grandes proprietários rurais (latifundiários), dificuldades jurídicas, além do elevado custo de manutenção das famílias assentadas, pois essas famílias que recebem os lotes de terras da reforma agrária necessitam de financiamento com juros baixos para a compra de adubos, sementes e maquinas, os assentamentos necessitam de infraestrutura entre outros aspectos. Porém é de extrema importância a realização da reforma agrária no país, proporcionando terra para a população trabalhar, aumentando a produção agrícola, redução das desigualdades sociais, democratização da estrutura fundiária, etc.

A reforma agrária é o conjunto de medidas para promover a melhor distribuição da terra mediante modificações no regime de posse de uso, a fim de atender aos princípios de justiça social, desenvolvimento rural, sustentável e aumento de produção. O que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-INCRA busca com a reforma agrária atualmente desenvolvida no país é a implantação de um modelo de assentamento rural baseado na viabilidade econômica, na sustentabilidade ambiental e no desenvolvimento territorial. O INCRA adota instrumentos fundiários adequados a cada público e a cada região, e está realizando uma adequação institucional e normativa para a intervenção rápida e eficiente dos instrumentos agrários. A reforma agrária implica também no forte envolvimento dos governos estaduais e prefeituras. Atendendo ás diretrizes estabelecidas no II Programa Nacional de Reforma Agrária, implantado em 2013, onde a reforma agrária é parte de um projeto nacional de desenvolvimento, massivo e de qualidade geradora de trabalho e produtora de alimento. O INCRA contribui para dotar o Estado dos instrumentos para gerir o território nacional, é o órgão federal responsável por executar a reforma agrária. Criado em 1970 atua em todo o país através de 30 superintendência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (211.8 Kb)   docx (58.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com