TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica

Monografias: Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo

Produzir acetona

Introdução

A acetona é um dos solventes mais usados na indústria e nos laboratórios, para o raiom (seda artificial), acetileno, esmaltes, nitrato de celuloses, tintas, vernizes, nas indústrias alimentícias e de perfumarias como fragrâncias. É também utilizada na fabricação de pólvora sem fumaça e na extração de óleos de sementes vegetais. As cetonas também são usadas na fabricação de medicamentos hipnóticos pela indústria farmacêutica, na cloretona e no clorofórmio por exemplo. O nome dessa substância de acordo com as regras sistemáticas da Iupac é propanona. Ela pertence à outra grande classe funcional de compostos orgânicos denominados cetonas. Cetona é todo composto que apresenta o grupo carbonila, C = O posicionado entre carbonos.

A produção industrial da acetona teve início na Primeira Guerra mundial, e só foi possível com o desenvolvimento de um processo fermentativo a partir de carboidratos, feito por Chaim Weizmann, um químico russo que mais tarde tornou-se o primeiro presidente do estado de Israel (1948-1952).

Materiais e reagente

 Sistema de refluxo

 Sistema de destilação fracionada

 Álcool isopropílico

 Bolinha de vidro

 Béquer

 Erlenmmeyer

 Dicromato de potássio

 Ácido sulfúrico 98%

 Água destilada

 Proveta

 Balança de precisão

 2,4-dinitrofenilidrazina

Procedimento experimental

 em um balão de 500 ml , colocou-se 7,5 g de álcool isopropílico e 30 ml de água, colocou-se algumas bolinha de vidro junto com mistura e iniciou-se o aquecimento. Paralelamente em um béquer. Preparou-se uma solução oxidante dissolvendo 14.5 de K2Cr2O7 em 75 ml de água, sobre o qual foram adicionados, cautelosamente vagarosamente, 22.5 g de H2SO4 concentrado, adicionou-se lentamente a mistura oxidante a mistura contida no balão de tal forma que se manteve a ebulição. Quando toda a mistura oxidante foi adicionada, removeu-se o funil de adição e tampou a boca do balão refluxeou suavemente por 15 minutos.

 Retirou-se o erlenmeyer que continha a mistura do sistema de refluxo e transferiu seu conteúdo para um balão de destilação. Recolheu-se o produto e confirmou se a propanona foi produzida, observou o odor característico e suas propriedades de solvente ( remoção de esmalte)

Resultados e discussão

Conclusão

Experimento realizado com sucesso, obtivemos através desse experimento a propanona, o que foi de fato percebido pelo odor característico, e pela suas propriedades de solvente, que foi testado removendo esmalte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com