TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica

Monografias: Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

Modelo para entrega das Atividades Práticas de Físico-Química do Curso de Farmácia

Capa:

deve conter: nome da Instituição, curso, turno, nome dos participantes da atividade prática, nome do professor, título e data de realização do experimento.

Apresentação dos Dados Experimentais:

Os alunos devem apresentar todos os dados obtidos experimentalmente, de acordo com o subtítulo do procedimento. Em geral, esses dados devem ser apresentados na forma de tabelas devidamente numeradas e entituladas.

Tratamento dos Dados Experimentais:

Os dados obtidos devem ser tratados, de acordo com o que solicita o experimento. Nesta parte devem ser realizados cálculos de médias, desvio padrão, erro relativo percentual, e todos os cálculos que é o objetivo do experimento. Por exemplo, na prática de Calorimetria, um dos objetivos é calcular o calor liberado por uma reação de neutralização ácido/base. Portanto, os alunos devem apresentar todas as fórmulas e cálculos utilizados para calcular esse calor. Se o experimento for realizado em replicatas (duas, três ou mais vezes) os dados apresentados devem ser referentes ao valor da média das medidas.

Cálculo do Erro Percentual (% E)

% E=□(((Valor medido-valor tabelado))/(valor tabelado)) x 100

Assume-se valor aceitável se o erro for inferior ou igual a 5,0%.

OBS1. Experimento 1 da Apostila Prática você encontrará as fórmulas para o cálculo da média e do desvio padrão.

Respostas das Perguntas do Questionário

Responder a todas as perguntas do questionário ao final do roteiro prático. Note que a maioria das perguntas estão associadas aos cálculos que serão apresentados no item 3, descrito anteriormente.

Conclusão

Todos os experimentos destinam-se a um objetivo específico. Ao final de cada prática, o aluno deve ser capaz de sintetizar os resultados obtidos e concluir sobre o que o experimento lhe proporcionou. Nesta parte, o aluno deve avaliar se os objetivos propostos foram alcançados, se os resultados obtidos foram satisfatórios e outras informações que ele considerar pertinente sobre o experimento, como por exemplo, “ o experimento apresentou resultados satisfatórios mas, a reação foi muito lenta.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com