TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica

Dissertações: Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  2.587 Palavras (11 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 11

fEvolução dos modelos atômicos

Um grande passo rumo ao desenvolvimento da Química como ciência foi a evolução do entendimento a respeito da estrutura atômica. Assim foi possível entender o que constitui a matéria, prever determinados comportamentos dos materiais, entender e manipular a radioatividade, produzir produtos de nossos interesses e assim por diante.

Mas, para que chegássemos até a ideia atual da estrutura atômica, foi preciso o pensamento de filósofos, que levantaram hipóteses, isto é, suposições que na época não podiam ser comprovadas, sobre a constituição da matéria.

Teoria atômica deDemócrito e Leucipo(450 a.C.)

O filósofo grego Leucipo e seu discípulo Demócrito em meados de 450 a.C, levantaram a hipótese de que tudo seria formado por pequenas partículas indivisíveis, que eles denominaram de átomos.

Raciocinou-se que se um pedaço de matéria,ouro por exemplo,se fosse dividido em pedaços cada vez menores chegaria no final a pequenina partícula de ouro que não poderia ser mais dividida .Isso significa que se fôssemos dividindo sucessivamente um corpo, chegaríamos num momento em que isso não seria mais possível, porque chegaríamos à menor parte que compõe a matéria e essa partícula ele denominou de àtomo. Ele ensinava que os átomos eram duros,movimentavam-se espontaneamente e uniam-se uns aos outros mediante ligações do tipo “macho e femea”.Demócrito usava o conceito de átomos para explicar as propriedades das substancias,por exemplo a grande densidade do chumbo e a sua maleabilidade podiam ser interpretadas admitindo-se que os átomos se agrupavam cerradamente,como esferas numa caixa,e se moviam com facilidade uns sobre os outros.O ferro,por outro lado,menos denso e mais duro que o chumbo,era constituído segundo ele,por átomos com forma de hélices,de modo que se enganchavam facilmente,formando estrutura relativamente leve,porém rígida.Ele podia explicar,de maneira simples,outras observações comuns,como a secagem de roupas ,as moléculas de agua evaporam-se das roupas e entram na atmosfera.O aparecimento de umidade no exterior de um vaso com água fria,a propagação de aromas através de um aposento,a formação de cristais a partir de uma solução.Imaginava que os átomos se espalhavam ou se agrupava me explicava assim oseventos macroscorpícos que observava.

Toda a teoria atômica foi constituída sobre hipóteses de Leucipo e Demócrito.As propriedades e pelo comportamento dos átomos que não percebemos.

Sabemos hoje que os átomos tem estrutura,e este conhecimento é importante pois nos permite perceber como e porque os átomos se reúnem para formar moléculas.Embora não concordemos com a ideia de Democrito de os átomos se ligarem por conexões tipo macho e femea,aceitamos a sua noção fundamentalde que a compreensão do comportamento dos elementos sera maior se soubermos a estrutura de cada um.

Teoria atômica de John Dalton (1803)

O químico inglês John retomou as ideias de Leucipo e Demócrito e, baseando-se em leis já comprovadas experimentalmente, como as Leis Ponderais, ele propôs resumidamente que o átomo seria parecido com uma bola de bilhar, isto é, esférico, maciço e indivisível.

Dalton correlacionou a idéia da existência de elementos que nao podem ser decompostos quimicamente,a idéia dos átomos que são indivisíveis.Os compostos que podem ser divididoaem duas ou mais substancias novas,devem conter duas ou mais espécies diferentes de átomos.Dalton foi além,afirmandoque cada espécie de átomo deve ter sua propriedades especificas,em particular ,massa característica.Essa ideia permitia que a sua teoria explicasse quantitativamente as massas dos diferentes elementos que se combinavam quimicamente para formar compostos,ou seja,as ideias de Dalton poderiam ser usadas para interpretar fatos químicos conhecidos,numa base quantitativa.

Os postulados da teoria de Dalton são:

*Toda matéria é feita de átomo.Esses corpos indivisíveis e indestrutíveis constituem as partículas finais da química.

*todo átomo de um dado elemento são idênticos,não só quanto a massa,mas também quanto as outras propriedades.Atomos de elementos diferentes tem massas diferentes propriedades diferentes.

*Os compostos se formam pela combinação de duas ou mais espécies diferentes de átomos.Os átomos se combinam na razão de números inteiros pequenos,por exemplo,um atomode A com um átomo de B,dois átomos de A com um átomo de B.

*os átomos são unidades das mudanças químicas.Uma reação química envolve apenas combinação,separação e rearranjo de átomos,mas os átomos não são criados nem destruídos,nem divididos ou convertidos em outras espécies durante uma reação química.

Dalton publicou o trabalho Absorption of Gases by Water and Other Liquids, (Absorção de gases pela água e outros líquidos), neste delineou os princípios de seu modelo atômico.

Segundo Dalton:

• átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes entre si;

• átomos de um mesmo elemento possuem propriedades iguais e de peso invariável;

• átomo é a menor porção da matéria, e são esferas maciças e indivisíveis;

• nas reações químicas, os átomos permanecem inalterados;

• na formação dos compostos, os átomos entram em proporções numéricas fixas 1:1, 1:2, 1:3, 2:3, 2:5 etc.;

Teoria atomica de Joseph John Thomson (1897)

O físico inglês Joseph John Thomson, após realizar uma série de experimentos científicos com descargas elétricas em gases, concluiu que qualquer matéria, independente de suas propriedades, continha partículas de massa muito menores que o átomo de Hidrogênio. Verificou também, que estas partículas tinham carga negativa e que, em determinadas circunstâncias, podiam ser extraídas dos átomos.

A teoria sobre a estrutura atômica proposta por J. J. Thomson, descobridor do elétron e da relação entre a carga e a massa do elétron, antes do descobrimento do próton ou do nêutron. Neste modelo, o átomo é composto de elétrons de carga negativa, embebidos numa sopa de carga positiva, como as passas num pudim. Acreditava-se que os elétrons distribuíam-se uniformemente no átomo. Em outras oportunidades, postulava-se que no lugar de uma sopa de carga positiva seria uma nuvem de carga positiva. Ele imaginou um tubo de raios catódicos especial para aplicar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com