TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica

Pesquisas Acadêmicas: Quimica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

No decorrer deste trabalho falaremos sobre o surrealismo, sua historia, seus representantes, aprofundaremos em Salvador Dalí o principal artista desse estilo, e obras famosas desse estilo artístico.

1 INTRODUÇÃO

2 A HISTÓRIA DO SURREALISMO.

O surrealismo surgiu na França em 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano. De acordo com Freud, o homem deve libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar vazão aos sonhos e as informações do inconsciente. O pai da psicanálise, não segue os valores sociais da burguesia como, por exemplo, o status, a família e a pátria.

O início do surrealismo foi em 1924 com a publicação do Manifesto Surrealista, feito pelo poeta e psiquiatra francês André Breton. Neste manifesto, foram expostos os principais princípios do movimento surrealista: ausência da lógica, adoção de uma realidade "maravilhosa", exaltação da liberdade de criação, entre outros. As obras são repletas de humor, sonhos, coisas imaginárias e qualquer informação contrária à lógica.

Outros marcos importantes do surrealismo foram a publicação da revista A Revolução Socialista, e o segundo Manifesto Surrealista, ambos de 1929. Os artistas do surrealismo que de destacaram foram: o escultor italiano Alberto Giacometti, o dramaturgo francês Antonin Artaud, os pintores espanhóis Salvador Dalí e Joan Miró, o belga René Magritte, o alemão Max Ernst, e o cineasta espanhol Luis Buñuel e os escritores franceses Paul Éluard, Louis Aragon e Jacques Prévert.

A década de 1930 é conhecida como o período de expansão surrealista pelo mundo. Artistas, cineastas, dramaturgos e escritores do mundo todo assimilam as ideias e o estilo do surrealismo. Porém, no final da década de 1960 o grupo entra em crise e acaba se dissolvendo.

3 SURREALISMO NO TEATRO

Nessa área o maior representante foi o francês Antonin Artaud. Ele usava o Surrealismo através de seu teatro da crueldade, gostava de unir o palco e a plateia. Em suas peças ele buscava livrar a plateia das regras impostas pela sociedade, mexendo com o inconsciente de quem a assistia. Sua obra mais conhecida é “Os Cenci”, de 1935. Esta peça teatral não foi bem aceita pelo publico, pois aborda temas extremamente polêmicos.

4 SURREALISMO NA LITERATURA

Os escritores desse estilo rejeitavam a forma do romance, e da poesia que eram representados na época, eles eram inovadores em suas obras. Em suas poesias e textos o que predominava era a liberdade, a livre associação de ideias, frases montadas com palavras recortadas de revistas e jornais e outras imagens mostravam um pouco do inconsciente, misturando a criatividade. Alguns dos principais escritores foram: Paul Éluard, Louis Aragon, Jacques Prévert e André Breton.

5 SURREALISMO NO CINEMA

Os cineastas surrealistas passaram a quebrar o tradicionalismo cinematográfico, começaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com