TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica

Casos: Quimica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  788 Visualizações

1. O que é reação de neutralização? A neutralização é sempre total ou pode ser parcial?

R:

Uma reação de neutralização é um tipo específico de reação de dupla troca. A neutralização ocorre quando quantidades iguais de ácido reagem com quantidades iguais de base. Uma reação de neutralização total ocorre quando a quantidade de íons H+ liberados pelo ácido é igual à quantidade de íons OH- liberados pela base, No entanto, podem ocorrer reações de neutralização parciais, ou seja, em que a quantidade de íons H+ e OH- liberados pelo ácido e pela base, respectivamente, é diferente.

2. Suponha que você tenha um líquido incolor e inodoro. Cite três processos para provar, experimentalmente que esse líquido é um ácido (Um desses processos não deve utilizar nenhum indicador).

R:

Possuem sabor azedo (sabor ácido) Mantêm incolor uma solução de Fenolftaleína Descoram uma solução básica corada por Fenolftaleína. Colorem de vermelho uma solução de metilorange (também chamado de alaranjado de metila). Tornam amarelo o azul de bromotimol. Tornam vermelho o papel de tornassol azul e também o indicador universal

3. Qual é a definição de indicador ácido - base?

R:

Os indicadores ácido-base são substâncias que, por suas propriedades físico-químicas, apresentam a capacidade de mudar de cor na presença de um ácido ou de uma base.

4. Complete as reações abaixo:

a) HCl + NH4OH -> H2O+2NH4Cl

b) H2SO4 + Mg(OH)2 -> MgSO4+2H2O

c) HCl + NaHCO3 -> NaC

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com