TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Analitica Qualitativa

Monografias: Quimica Analitica Qualitativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo

Separação e Identificação dos íons cloreto, brometo e iodeto.

Introdução

Os haletos são compostos químicos que possuem qualquer um dos representantes da família 7A (flúor, cloro, bromo, iodo e astato) com estado de oxidação -1. Sendo que, a reação de síntese dessas espécies pode ser tanto com os halogênios puros (em estado molecular: F2, Cl2) ou com ácidos HX (sendo X o respectivo íon: F-, Cl-). Que, por serem muito eletronegativos, têm facilidade de se ligar até aos gases nobres mesmo que por um curto espaço de tempo. No grupo de Haletos Inorgânicos se encaixam os haletos de hidrogênio (que em meio aquoso se tornam ácidos de Arrhenius, liberando íons H+ e X- (HF, HCl, HI, HBr). Apenas o astato não forma compostos conhecidos, até por que a quantidade existente na crosta terrestre não passa de 30 gramas; e os sais inorgânicos (formados pela atração eletrostática entre os ânions mencionados e cátions metálicos. Podendo ser produzidos por reação de neutralização.

O elemento químico Cloro está localizado na Família 7A da Tabela Periódica, o que o classifica como pertencente à família dos halogênios. O número de oxidação do cloro é (-1),

O nome dado à partícula iônica Cl- é cloreto, o qual é o ânion de muitos sais de importância comercial. O cloro, na forma de íon cloreto (Cl-), é um dos principais ânions inorgânicos em águas naturais e residuárias.

É chamado de brometo um composto onde o bromo existe no estado de oxidação. Também são os sais do ácido bromídrico. O brometo está presente na água do mar, com uma concentração de cerca de 65mg por litro. Alimentos de origem marinha, geralmente têm altos teores de brometo.

O iodeto (I-) é um composto químico onde o iodo existe no estado de oxidação, usado em medicina, em fotografia ou como corantes.

MarchaAnalítica

A marcha analítica consiste num método de análise química qualitativa para o reconhecimento de íons por via úmida, que se baseia na formação de compostos insolúveis mediante a adição sucessiva de diversos reagentes a uma amostra em solução, uma vez filtrado o precipitado que se obtém em cada caso.

O procedimento geral para identificação de uma substancia consiste em provocar alterações na mesma. O agente de tal variação pode ser físico (luz, calor, eletricidade) ou um produto químico, no caso um reagente, que se subdivide em reagente geral, comum à precipitação de um grande número de substâncias, ou íon, e empregados geralmente na precipitação de grupo e no reagente específico que atua sobre um grupo restrito de substancia, são empregados para reações de caracterização.

O principio geral dos esquemas de analise consiste em separar os íons em grupos com propriedades comuns; subdividir cada grupo em subgrupos, para facilitar a separação e separar e identificar cada íon, utilizando os reagentes específicos.

Procedimento

Resultados e Discussões

Conclusão

Referências Bibliográficas

http://www.infoescola.com/quimica/haletos/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com