TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA E QUANTITATIVA ÁCIDOS, BASES, ÓXIDOS e pH

Por:   •  6/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.479 Palavras (10 Páginas)  •  1.030 Visualizações

Página 1 de 10

                           [pic 1]

CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE QUÍMICA

 QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA E QUANTITATIVA

ÁCIDOS, BASES, ÓXIDOS e pH

INTEGRANTES - 2º ANO - VESPERTINO

Brennda Sampaio

Ester Mandelli

Josiane Salles

Juliana Bergamini

Tifany Casotto

Profa. Dra. Patrícia S. Silva Andreão

                                              ARACRUZ - ES

                                                ABRIL - 2016

     SUMÁRIO

  1. Introdução        02
  2. Objetivos        04
  3. Procedimentos        05
  4. Resultados e Discussão        08
  5. Conclusão        10
  6. Referências Bibliográficas        13


1. INTRODUÇÃO

Os grupos de substâncias compostas que se apresentam com propriedades químicas e comportamentos semelhantes recebem o nome de Funções Químicas. O estudo em seu entorno envolve a acidez, basicidade, solubilidade em água e reatividade, sendo que os quatro principais tipos de funções são os óxidos, ácidos, bases e sais. O relatório irá tratar apenas dos três primeiros.

São chamados de óxidos os compostos que são formados por dois elementos químicos diferentes, eles se formam pela combinação do oxigênio com quase todos os elementos da tabela periódica, tendo apenas como padrão a presença do oxigênio. Alguns exemplos de óxidos são a água e gás carbônico. (Petrin, 2014)

Os ácidos e as bases são duas funções químicas que são consideradas opostas, isso porque as suas propriedades costumam ser inversas. Por exemplo, se considerarmos alimentos presentes em nosso cotidiano que são ácidos, veremos que o gosto deles, no geral, é azedo, como ocorre com o limão. Porém, alimentos que são básicos possuem gosto adstringente (que “amarra” a boca), como o de uma banana verde.

Mas identificar uma substância como ácida ou básica apenas pelo gosto, além de ser um método que tem muitas chances de falhar, também é altamente perigoso, pois existem muitos ácidos e bases que são fortes, tóxicos e podem até matar, tais como o ácido sulfúrico (H2SO4), usado nas baterias dos automóveis, e o hidróxido de sódio (NaOH), conhecido comercialmente como soda cáustica.

Assim, as propriedades organolépticas (propriedades que dizem respeito aos nossos sentidos, tais como o paladar e o olfato) não são as usadas para identificar ácidos e bases (Fogaça, 2013). Um método eficiente que serve para compará-las e distingui-las é o pH.

A sigla pH significa Potencial de Hidrogênio e consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.

O pH é uma característica de todas as substâncias determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.

Os valores de pH variam de 0 a 14. As substâncias que possuem valores de pH 0 a 7, são consideradas ácidas, valores em torno de 7 são neutras e valores acima de 7 são denominadas básicas ou alcalinas. Quanto menor o índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância será.

O pH de uma substância pode variar de acordo com sua composição, concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas e da temperatura.

As substâncias que revelam a presença de íons livres em uma solução são conhecidas como indicadores, esses mudam de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH. (Souza, 2008)

Exemplos de indicadores:

Papel de tornassol: consiste em pequenas tirinhas de papel contendo tornassol, que quando em contato com ácidos avermelham o papel de tornassol azul, e com bases azulam o papel de tornassol vermelho.

Solução de fenolftaleína: é um indicador sintético que ao se dissolver em água se ioniza originando íons. Os íons liberados são H+ e OH- que estabelecem um equilíbrio em meio aquoso.

Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor. (Souza, 2008)

Indicador universal: é uma tira de papel com uma mistura de alguns indicadores comuns secos que apresentam coloração diferente para cada valor de pH. Assim, basta mergulhar a fita do indicador universal na solução desejada e comparar as cores adquiridas com a escala padrão que aparece na embalagem do indicador. (Jennifer, 2014)

    2. OBJETIVOS

  1. Construir uma escala de pH através do repolho roxo e do extrato de beterraba;
  2. Determinar o pH de algumas substâncias usando como referência a escala construída;
  3. Comparar os valores de pH encontrados com o extrato de repolho roxo com os valores de pH do papel indicador universal e do papel de tornassol;
  4. Observar algumas propriedades de ácidos, bases e óxidos;
  5. Verificar a força dos ácidos;

3. PROCEDIMENTOS

3.1 MATERIAIS E REAGENTES:

  • Sol. H2SO4 5x10-2 M e 5x10-3 M – 50 mL;                
  • Sol. KOH 3,5x10-4 M; 0,001 e 0,1 M – 50 mL;
  • Suporte para tubos de ensaio;
  • Bolas de soprar de borracha;
  • Bicarbonato de sódio;
  • CH3COOH 1:2 – 200 mL;
  • Fenolftaleína;
  • Papel indicador universal;
  • Canudos de refrigerante;
  • Extrato de repolho roxo- 1 L;
  • Álcool Etílico – 50 mL;
  • HCL 1:1 – 200 mL;
  • NH4OH conc. – 20 mL;
  • Tubos de ensaio;
  • Papel de tornassol;
  • Fita de magnésio;
  • Amoníaco – 60 mL;
  • Sprite – 60 mL;
  • Limões 4 unidades;
  • Azul de bromotimol;
  • Vidrarias.

3.2 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS:

1ª Parte: Preparo da escala padrão

O extrato de repolho roxo e o extrato de beterraba já haviam sido preparados. Filtramos com papel de filtro, funil analítico, bastão de vidro e um Becker e deixamos esfriar.

2ª Parte: Preparo da escala padrão

Preparamos 14 tubos de ensaio contendo as seguintes soluções (2 de cada solução):

  1. 3,5 mL de H2SO4 0,5 mol.L-1  (pH aproximado: 1);
  2. 3,5 mL de H2SO4  5x10-3 mol.L-1  (pH aproximado: 3);
  3. 3,5 mL de álcool etílico (pH aproximado: 5);
  4. 3,5 mL de água destilada (pH aproximado: 6);
  5. 3,5 mL de sol. Na2CO3 1,0 mol.L-1  (pH aproximado: 8);
  6. 3,5 mL de KOH 0,001 M (pH aproximado: 11);
  7. 3,5 mL de KOH 0,1 M (pH aproximado: 13).

Após, prepararmos os tubos de ensaio com as soluções, rotulamos os mesmos com seus valores de pH apresentados na tabela acima e adicionamos 3,0 mL de extrato de repolho e o extrato de beterraba (indicadores) em cada tubo de ensaio. Em seguida, observamos as cores finais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (248.2 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com