TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Analtica

Pesquisas Acadêmicas: Quimica Analtica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 6

1. PESQUISA DE CÁTIONS DO GRUPO I – EXPERIÊNCIA No: 01

2. OBJETIVO:

O objetivo deste relatório é analisar e comprovar através da pratica laboratorial a separação e identificação dos Cátions do Grupo I, utilizando-se de propriedades características dos elementos, como a solubilidade em água, seus respectivos reagentes e concentrações. Onde será possível identificar os cátions presentes nas soluções problemas por meio da marcha sistemática dos Metais do Grupo I. E também, a partir dessa aula prática- laboratorial, obter a compreensão e a importância da Química Analítica Quantitativa na vida das pessoas, onde este método ajuda na identificação de substâncias, no controle de qualidade, em perícias, em exames laboratoriais, abrangendo uma infinidade de situações. os processos químicos vistos através dessas análises são de vital importância em nosso desenvolvimento acadêmico.

3. RESUMO:

Analisou-se cada reação que ocorreu ao longo dos experimentos, verificando se houve uma reação e identificando o tipo de reação, podendo assim chegar a vários resultados sobre o assunto de reações químicas e observar a reação do cátion com as outras substancias adicionadas e verificar o precipitado da reação.

4. INTRODUÇÃO:

A Química Analítica é a ciência que estuda os princípios e a teoria dos métodos de análise química de elementos, que nos permite determinar a composição química das substâncias ou de misturas. Pode ser dividida em química analítica quantitativa e química analítica qualitativa.

A primeira serve para estabelecer as proporções entre os elementos ou íons presentes em uma substancia. A química analítica Qualitativa serve para identificar íons ou elementos em soluções, em que sua aplicação é de notória importância científica, permitindo, por exemplo, a identificação da existência de metais pesados em rios. Os principais reagentes que podem ser usados para a separação dos cátions do grupo 1 são o ácido clorídrico, o ácido sulfídrico, o sulfeto de amônio e o carbonato de amônio.

Com a adição de algum dos ácidos mencionados, podemos identificar a presença os íons Ag+ ,Pb+ e Hg22+,, os quais poderão ou não se manifestar através de precipitados, sendo esses precipitados na forma de cloretos insolúveis, pela adição de um leve excesso de ácido clorídrico.

Nos experimentos realizados em laboratório foram utilizados métodos de identificação e separação dos cátions do grupo I. Para a identificação do analito (componente que se quer analisar) provoca-se na amostra uma série de reações, verificando a presença ou ausência de cátions contidos na amostra. De acordo com as reações realizadas é possível notar se houve precipitação desses metais, e assim, através de alguns ácidos, separá-los.

Uma analise qualitativa consiste na identificação dos constituintes de uma amostra podendo ser de natureza mineral, vegetal ou animal. Assim para fins de análise qualitativa, os cátions (íons com carga positiva) foram classificados em cinco grupos. A divisão destes grupos baseou-se no modo de como os cátions reagem a tais reagentes, pela formação ou não de precipitados. Reagentes estes que são o ácido clorídrico (HCl), ácido sulfídrico (H2S), o sulfeto de amônio e o carbonato de amônio.

Grupo I: os cátions deste grupo formam precipitados brancos quando entram em contato com o ácido clorídrico diluído. Sendo os íons classificados por: Chumbo (Pb+), que em contado com o acido dito acima fica cloreto de chumbo, prata (Ag+), que com o acido fica cloreto de prata, e o mercúrio (I) (Hg22+), que forma cloreto de mercúrio.

Grupo II: os cátions deste grupo formam precipitados com o ácido sulfídrico em meio ácido mineral diluído. Os íons desse grupo são mercúrio (II), cobre, bismuto, cádmio, arsênio (III), arsênio (V), antimônio (III), antimônio (V), estanho (II), estanho (III) e estanho (IV).

Grupo III: os cátions deste grupo formam precipitados com o sulfeto de amônio em meio neutro ou amoniacal, sendo eles: cobalto (II), níquel (II), ferro (II), ferro (III), cromo (III), alumínio, zinco e manganês (II).

Grupo IV: os cátions desse grupo não reagem com nenhum dos reagentes citados acima, eles formam precipitados com o carbonato de amônio estando na presença de cloreto de amônio em meio neutro ou levemente acido. Sendo constituído dos cátions: cálcio, estrôncio e bário. Alguns métodos excluem os reagentes do grupo IV e incluem o magnésio nele. As consideráveis amostras de cloreto de amônio serão encontradas quando os cátions deste grupo precipitarem, e por isso o mais lógico é não incluir o magnésio no grupo.

Grupo V: a maioria dos seus compostos são solúveis em água e os cátions deste grupo não reagem com os reagentes de grupo dos outros. Sendo o último grupo classificado, inclui os íons: magnésio, sódio, potássio, amônio, lítio e hidrogênio.

5. MATERIAIS E MÉTODOS:

5.1) Materiais Utilizados

1) Tubo de ensaio, pipetas graduadas, pêra, grade de tubo de ensaio, papel toalha.

5.2) Reagentes Utilizados:

1) Prata ( Ag+), Ácido Clorídrico ( 2M - HCL), Amônia (2NH3), Cromato de Potássio (0,1M - K2CrO4), Ácido Nítrico ( 2HNO3), Iodeto de Potássio (0,1M- KI), Hidróxido de Amônia ( 20% - NH4OH).

5.3) Procedimento Experimental:

Com HCl (2M)

• Experimento 1:

Adicionou-se 2ml de Ag+ (Prata) e 1,5ml de HCl (Ácido Clorídrico) no tubo de ensaio, houve reação e se formou ppt branco (Fig.1), no fundo do tubo de ensaio com o sobrenadante.

• Experimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com