TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Experimenta

Trabalho Escolar: Quimica Experimenta. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/7/2013  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Neste experimento podemos observar a mudança de estado do naftalono do solido para o liquido, e do liquido para o solido. Isto ocorre pelo fato do naftaleno ter atingido o ponto de fusão e o ponto de solidificação.

O ponto de fusão e quando uma substância se encontra no estado sólido e começa receber calor, a sua temperatura aumenta, assim como o estado de agitação das suas moléculas, se continuarmos com esse aquecimento, a agitação molecular se tornará tão intensa que as ligações entre as moléculas irão se romper. A partir desse momento, a energia que está sendo transferida na forma de calor não será mais utilizada para o aumento da agitação molecular, mas sim, para a quebra das ligações moleculares. Essa quebra nas ligações moleculares dará as moléculas uma maior liberdade de movimento, mudando assim do estado solida para o liquido.

Na solidificação é o processo inverso da fusão. Considere que uma substância no estado líquido esteja cedendo calor. Ao ceder calor, a sua temperatura irá diminuir, assim como o estado de movimentação das moléculas. Essa diminuição da movimentação molecular fará que as ligações moleculares se tornem mais intensas, caracterizando o estado sólido.

O naftaleno, vulgarmente conhecido como naftalina, é um hidrocarboneto aromático (possui propriedades semelhantes às do benzeno) cuja molécula é constituída por dois anéis benzénicos condensados. A sua fórmula molecular é C10H8. É um sólido cristalino em forma de lâminas, de cor branca, com odor característico das bolas antitraça, e que arde com chama luminosa. Possui um ponto de fusão de 80,2 ºC e um ponto de ebulição de 218 ºC.

Para calcular a energia necessária para a mudança de temperatura e de estado físico, utiliza se equação: Q = m.c.Δt., esta mudança pode ser observado que ocorre de ocorre de forma linear. Já na mudança de estado físico utiliza a equação: Q = m.L.

A letra Q indica calor, que é empregado no sentido de indicar a energia transferida, a unidade de calor no Sistema Internacional de Unidades é o joule (J), em homenagem ao físico inglês James Prescott Joule. Contudo, a unidade mais utilizada é a caloria (cal), no entanto podemos relacioná-la com o joule da seguinte forma: 1 cal = 4,18 J.

O m, a massa que e utilizado a unidade de medida em grama (g), o c. e o calor específico, a unidade de calor específico é a cal/g.°C., o Δt representa a diferença entre a temperatura final da inicial, a unidade de medida e °C, o L. e o calor latente, e a unidade de medida e cal / g ou J / kg no SI.

Procedimento experimental

Experimento I - Primeiramente com um tudo de ensaio em mãos, colocou-se aproximadamente três dedos de naftaleno em pó, com uma espátula de metal, juntamente com um termômetro. Depois de feito este procedimento, colocamos o bico de Bunsen sobre o suporte universal, fixamos e regulamos nele a argola de metal para que ficasse aproximadamente 10 cm acima do bico de Bunsen; prendeu-se a argola de metal no suporte universal e sobre ele foi posto a tela de amianto. Acima da tela de amianto colocou-se o béquer de 100mL. Com a garra de metal fixa-se no suporte universal prende-se o tubo de ensaio com o naftaleno ao centro de um béquer, adicionando água destilada até o ponto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com