TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Inorganica

Casos: Quimica Inorganica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 4

( ) ( ) ( ) ( ) ( )

Em seguida, preparamos em seis béqueres de 50 mL, 25 mL das soluções de:

NaOH, Na2SO4, MgCl2, CaCl2, SrCl2 e BaCl2. Identificando a solução presente em cada béquer.

Então, colocamos 1 mL de solução do MgCl2 em um tubo de ensaio, e realizamos o mesmo procedimento para as soluções de CaCl2, SrCl2 e BaCl2. Nesses quatro tubos de ensaio colocamos 1 mL de solução de hidróxido de sódio, reações que podem ser observadas a seguir.

( ) ( ) ( ) ( ) ( )

( ) ( ) ( ) ( ) ( )

Conforme observado houve formação de apenas um precipitado, o hidróxido de magnésio e um coloide (hidróxido de cálcio) na segunda reação; como produto de todas as reações tivemos o cloreto de sódio.

Em sequência ao experimento redistribuímos novamente 1 mL das soluções de

MgCl2, CaCl2, SrCl2 e BaCl2 em novos tubos de ensaio. E adicionamos agora, sulfato de sódio. As reações que se seguiram podem ser observadas a seguir.

( ) ( ) ( ) ( )

( ) ( ) ( ) ( )

( ) ( ) ( ) ( )

( ) ( ) ( ) ( )

Houve formação de precipitado no terceiro e quarto tubos, sendo respectivamente o SrSO4 e BaSO4.

3. QUESTÕES

1. Os resultados dos experimentos dos itens 5 e 6 devem sugerir quais são os produtos da reação entre cálcio e água. Explique esses resultados e escreva a equação dessa reação.

Ao aproximar uma chama à parte superior do tubo de vidro durante a reação ouviu-se um estouro e uma chama luminosa, pois o elemento cálcio reage violentamente com água produzindo gás hidrogênio. Ao adicionar algumas gotas de fenolftaleína ao conteúdo do béquer após a reação, a solução ficou rosa, pois ocorreu a formação de óxido de cálcio.

2. Escreva a equação da reação de magnésio com água. Mg(s) + H2O(l) → Mg(OH)2(aq) + H2(g)

3. Qual dos metais alcalino-terrosos estudados é mais reativos? Suas observações estão consistentes com os dados mostrados no Quadro 2.2? Justifique.

O metal alcalino-terroso mais reativo é o Bário. A ocorrência de reações de oxirredução depende da reatividade dos metais, isto é, a tendência de doar elétrons, que será maior quanto menor for a energia de ionização. Os dados do quadro 2.2 mostram que o Bário possui a menor energia de ionização, sendo assim o elemento mais reativo. Portanto, as observações estão consistentes com os dados do quadro.

4. Utilize os quadros 1.2 e 2.2 para pôr em ordem crescente os potenciais-padrão de redução dos metais estudados nas práticas 1 e 2. Essa ordem é consistente com as velocidades de reações desses metais com água? Explique.

Be > Mg > Ca > Sr > Ba > Li > Na > K > Rb > Cs

A ordem crescente de potencial padrão de redução não é consistente com a velocidade da reação desses metais com água, pois quanto menor o potencial de redução, ou seja, quanto mais eletropositivo o metal for, necessita de menos energia para arrancar os elétrons de valência. Com essa energia menor ele reagirá mais facilmente, então a sua velocidade de reação com água será menor.

5. Existe alguma contradição entre os dados dos Quadros 1.2 e 2.2 no que se refere à reatividade de metais alcalinos e alcalino-terrosos de um mesmo período frente à água? Explique.

Os metais que reagem com água são os metais alcalinos, ou seja, os metais da família 1 da tabela periódica (Li, Na, K, Rb, Cs e Fr); também alguns metais alcalino-terrosos, pertencentes à família 2 (Ca, Sr, Ba e Ra); e outros metais, como o magnésio (Mg), o ferro (Fe) e o zinco (Zn).

Esses metais deslocam o hidrogênio da água e, além de produzirem gás hidrogênio, produzem também o hidróxido (base) correspondente.

6.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com