TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Uva

Trabalho Universitário: Quimica Uva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

A litosfera (do grego "Lithos" = pedra) é a parte do planeta Terra constituída por rochas e solo, correspondendo à crosta terrestre. É um dos três principais grandes ambientes físicos da Terra, ao lado da Hidrosfera e da atmosfera, que na sua relação enquanto suportes de vida, constituem a biosfera.

A litosfera é a camada sólida mais externa da terra. Composta de minerais como as rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, a litosfera cobre toda a superfície da terra, desde o topo do Monte Evereste até as profundezas das Fossas Marianas. A litosfera, nas regiões continentais, é constituída principalmente de rochas graníticas, ricas em alumínio e silício (a crosta continental). Já nas áreas oceânicas predominam as rochas basálticas (crusta oceânica). A estrutura da litosfera vem-se alterando através dos tempos, seja pela ação da erosão ou pela atuação dos chamados agentes internos: falhas e dobramentos que conduzem à formação de montanhas ou vulcanismos.

A litosfera e constituida principalmente pela crosta continental pela crosta oceânica e pela parte externa do manto.

A atmosfera é uma fina camada que envolve alguns planetas, composta basicamente por gases e poeira, retidos pela ação da força da gravidade.

Hidrosfera é a esfera de todas as águas do planeta, os quais formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra. Por outras palavras, hidrosfera é a camada do planeta que tem água.

O termo hidrosfera vem do grego: hidro + esfera = esfera da água. Compreende todos os rios, lagos ,lagoas e mares e todas as águas subterrâneas, bem como as águas marinhas e salobras, águas glaciais e lençóis de gelo, vapor de água, as quais correspondem a 71% de toda a superfície terrestre. A hidrosfera é uma das divisões da biosfera. Incluem-se na hidrosfera todos os organismos vivos que habitam na água ou dependem dela e também todos os habitats aquáticos.

A hidrosfera e a atmosfera juntas permitem a vida no planeta, tendo sido também os agentes formadores dos mais importantes combustíveis fósseis: o petróleo e o carvão

Litosfera= a terra

hidrosfera= a aguas

atmosfera =a ar

Litosfera

litosfera é a camada mais superficial de nosso planeta. É formada por rochas e minerais e compreende a crosta continental e oceânica. É sobre a litosfera que ocorre a interface das outras esferas, criando condições para o surgimento e desenvolvimento da vida na superfície terrestre.

Atmosfera

É a camada gasosa que envolve a Terra. A partir da superfície da Terra alcança uma altura aproximada de 800 km É formada por gases, principalmente o nitrogênio (78%), o oxigênio (21%) e o argônio (0,9%), e por gases menores, entre eles o vapor de água e o dióxido de enxofre, que totalizam apenas 0,1% do volume do ar atmosférico. A atmosfera contém também microrganismos e partículas sólidas, como cinzas vulcânicas e poeira.

Hidrosfera

Compreende as águas dos oceanos, dos rios, dos lagos, as águas subterrâneas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com