TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Analitica

Trabalho Escolar: Química Analitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal de Campina Grande

Centro de Formação de Professores (CFP)

Unidade Acadêmica de Ciências Exatas da Natureza

Curso Licenciatura em Química

Disciplina Química Analítica Qualitativa

Separação dos cátions Fe3+ e Al3+ do Grupo III

Cajazeiras-PB

Agosto de 2014

Universidade Federal de Campina Grande

Centro de Formação de Professores (CFP)

Unidade Acadêmica de Ciências Exatas da Natureza

Curso Licenciatura em Química

Disciplina Química Analítica Qualitativa

Jesana de Muora Silva

Vanessa Gonçalves Dias

Anne Fabelly Ramalho Cezário

Objetivo: Separar e identificar os cátions Fe+3 e Al+3 através do NH4OH em presença de NH4Cl.

Cajazeiras-PB

Agosto de 2014

INTRODUÇÃO

A importância da análise de cátions é a identificação ou pesquisa dos elementos ou íons que constituem uma substância. Será abordado o processo de Separação e Identificação dos íons do grupo III (subgrupo A). Como já foi visto em outros relatórios e relembrando, a classificação dos cátions em determinados grupos baseiam-se no fato desses cátions reagirem com tal reagente, sendo assim, cada grupo tem seu próprio reagente, na qual este servirá para todo o grupo; afim de formarem precipitados, gases ou mudança de coloração. Isto ocorre através de séries de reações. Os cátions do grupo III são divididos em dois subgrupos: o subgrupo A e subgrupo B, na qual, este (subgrupo A) será abordado nesse relatório. Os cátions deste grupo não precipitam nem com o ácido clorídrico, nem com o gás sulfídrico em meio ácido. Contudo, formam precipitados de hidróxidos ou sulfetos quando tratados com hidróxido de amônia, cloreto de amônia e sulfeto de amônia. O subgrupo 3ª, conhecido como subgrupo do ferro, são formados pelos seguintes cátions: ferro III, cromo III e o alumínio, onde dos três será identificado os Fe3+ e Al3+. Os cátions deste subgrupo se precipitam sob a forma de hidróxidos quando tratados pelo hidróxido de amônia.

MATERIAIS E REAGENTES

• Reagentes

Hidróxido de Sódio (NaOH) à 4M e 6M

Cloreto de Amônia (NH4Cl) à 3M

Tiocianato de Amônia (NH4SCN) à 0,1M

Ferrocianeto de Sódio (C6N6FeK4) à 3M

Nitrato de Ferro III (Fe(NO)3)

Nitrato de Alumínio (Al(NO)3)

Hidróxido de Amônia à 6M

Agua destilada

• Materiais

Tubos de ensaio

Estantes para tubo de ensaio

Conta Gotas

Béqueres de 50ml

Bastão de vidro

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

FERRO (III)

Na reação com NaOH colocamos em um tubo de ensaio 5 gotas de solução de Fe3+, e adicionamos 5 gotas de água e 2 gotas de NaOH 4M. Depois no mesmo tubo, adicionamos NaOH 4M em excesso para testar a solubilidade,

Na reação com NH3 colocamos em um tubo de ensaio 5 gotas de solução de Fe3+ , e adicionar 5 gotas de água e 1 gota de NH3 6M.

Na reação com tiocianato colocamos em um tubo de ensaio 5 gotas de solução de Fe3+, e adicionamos 5 gotas de água e 1 gota de solução de tiocianato de amônio 0,1M.

Na reação com ferrocianeto colocamos em um tubo de ensaio 5 gotas de solução de Fe3+, e adicionamos 5 gotas de água e 2 gotas solução de ferrocianeto de potássio.

ALUMÍNIO (III)

Na reação com NaOH colocamos em um tubo de ensaio 10 gotas de solução contendo íon Al 3+, e adicionamos 2 gotas de solução de NaOH 4M. Neste mesmo tubo, adicionamos 2 gotas de NaOH 6M em excesso. Para testar a solubilidade.

Na reação com NH3 colocamos em um tubo de ensaio 10 gotas de solução contendo íon Al3+ , e adicionar 3 gotas de NH4Cl 3M e 1 gota de NH3 6M.

RESULTADOS E DISCURSÕES

FERRO (III)

Ao reagir Fe(NO3)3 com NaOH, observou-se precipitação do hidróxido de ferro (III), Fe(OH)3, de cor marrom avermelhada, e este se demonstrou insolúvel em excesso do reagente, mais solúvel em meio ácido.

Fe3+ + 3OH- ↔ Fe(OH)3(s)

Ao reagir Fe(NO3)3 com NH4OH, notou-se um precipitado gelatinoso marrom de hidróxido de ferro (III), Fe(OH3), insolúvel em excesso de reagente.

Fe3+ + 3NH3 + 3H2O Fe(OH)3 + 3NH4+

Para a identificação o íon Fe3+ reagiu-o com tiocianato de amônia, observando uma coloração vermelha intensa da solução devido à formação de um complexo não dissociado de tiocianato de ferro (IIII).

Fe3+ + 3SCN- ↔ Fe(SCN)3(s)

Uma segunda identificação do íon Fe3+ , reagiu-o com ferrocianeto de sódio onde identificamos um precipitado azul da Prússia do complexo hexacianoferrato de ferro (III).

K+ + Fe3+ + [Fe(CN)6]4-↔KFe[Fe(CN)6](s)

ALUMÍNIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com