TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: PIM - DP

Trabalho Escolar: RE: PIM - DP. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

Sobre a importância da comunicação analise as afirmativas abaixo e julgue-as se verdadeiras ou falsasEntão, a primeira concepção de linguagem concebe a língua como representação do mundo e expressão do pensamento e apregoa que as pessoas que não conseguem se expressar, possivelmente, não são capazes de articular o pensamento de forma adequada, logo, não falavam/escreviam bem porque não pensavam logicamente. Seguidores dessa linha presumiram que era necessário criar regras, com o objetivo de "ditar" as normas de como falar "adequadamente", e a escola devia auxiliar nesse processo. Nessa concepção, o fato de as pessoas não serem capazes de ler/escrever pressupõe que também não pensam. Partindo desse pressuposto, então se um analfabeto "não pensa" como explicar termos muitos, ainda hoje, conseguindo sobreviver em nossa sociedade? Com o passar do tempo, notou-se que essa concepção de linguagem não contribuía para que houvesse um entendimento real dos conteúdos, pois os alunos decoravam as regras mesmo sem compreendê-las e depois as esqueciam em um curto espaço de tempo, além disso, o contexto de enunciação e a presença do outro eram desconsiderados.

A segunda concepção de linguagem, de acordo com Travaglia (1997), considera a linguagem como um instrumento de comunicação:

"Para essa concepção o falante tem em mente uma mensagem a transmitir a um ouvinte, ou seja, informações que quer que cheguem ao outro. Para isso ele a coloca em código (codificação) e a remete para o outro através de um canal (ondas sonoras ou luminosas). O outro recebe os sinais codificados e os transforma de novo em mensagem (informações). É a decodificação. "

(Travaglia, 1997, p. 22)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com