TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REAÇÕES DOS IONS AMONIO

Artigos Científicos: REAÇÕES DOS IONS AMONIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

A) Reação com Cobaltinitrito de Sódio

O íon amônio forma com o cobaltinitrito de sódio um precipitado amarelo, (NH4)3[Co(NO2)6 ] , cujas características são idênticas ao formado com o íons potássio:

3 NH4+ + [Co(NO2)3-6 ] ↔ (NH4)3[Co(NO2)6 ] (s)

O procedimento é idêntico ao usado com o potássio. Usar uma solução de cloreto de amônio para fazer o teste.

B) Reação com Base Forte

A presença do íon amônio em solução pode ser detectada através do seguinte procedimento: primeiramente adiciona-se um excesso de uma base forte para converter o íon NH4+ à amônia, NH3. A seguir aquece-se a solução alcalina para expelir o gás NH3 e a amônia liberada é detectada através de um papel de tornassol umedecido com água destilada, o qual se torna azul.

A reação envolvida neste teste pode ser expressa pela seguinte equação:

NH4+ + OH- ↔ NH3 + H2O

Para se fazer o teste, adicionar num tubo de ensaio 3 gotas de solução de cloreto de amônio 0,2M e 8 gotas de solução de hidróxido de sódio 4M. Aquecer cuidadosamente o tubo e testar a amônia desprendida por meio de um papel de tornassol vermelho colocado sobre o tubo, porém, sem tocá-lo. A mudança da cor do papel vermelho para azul indica a presença de amônia e conseqüentemente de sais de amônia na amostra testada.

Deve-se tomar cuidado para que a solução alcalina não espirre durante o aquecimento, devido à ebulição, atingindo o papel de tornassol, pois levará a uma conclusão errônea.

Há várias outras alternativas que podem ser utilizadas para se detectar o gás amônia, desprendido durante o aquecimento.

Uma outra maneira consiste em colocar um bastão de vidro umedecido com ácido clorídrico concentrado em contato com o vapor desprendido pela reação, observando-se neste caso, a formação de fumos brancos (micro partículas de NH4Cl sólido).

HCl(g) + NH3(g) ↔ NH4Cl (s)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com