TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO COM BASE NO DOCUMENTO DO CFESS QUE POSSUE RELAÇÃO DIRETA COM O QUE FOI ESTUDADO NA DISCILINA

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

REFLEXÃO COM BASE NO DOCUMENTO DO CFESS QUE POSSUE RELAÇÃO DIRETA COM O QUE FOI ESTUDADO NA DISCILINA

2         O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE

A seguridade social, como conceito organizado da proteção social, foi uma das mais relevantes inovações do texto da Constituição Federal de 1988, sendo uma conquista dos trabalhadores e movimentos sociais.

No contexto de realização do Seminário Nacional “O trabalho de Assistente Social no SUAS”, o CFESS reedita a publicação inaugura a série: Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Sociais que abordará a intervenção profissional em diversos espaços sócio-ocupacionais. Sendo modificado parcialmente, o texto manteve a essência das reflexões contidas na versão original.

O Assistente Social, como profissional da saúde tem seu reconhecimento pelo Conselho Nacional de Saúde através da resolução 218 de 03/03;1997, que delegou ao Conselho Federal de Serviço Social - (CFESS), sua caracterização. O CFESS em 1999, qualifica o profissional a atuar nas diferentes dimensões da questão social, assegurando que a profissão não é exclusiva da saúde.

3        REFLEXÃO

Os documentos do CFESS foram emitidos não como um manual de procedimentos, por ter como pressuposto que a definição de estratégias e procedimentos deve ser prerrogativas dos assistentes sociais. Não cabendo ao órgão gestor padronizar rotinas e procedimentos de intervenção, por esperar que este profissional seja prepositivo, critico e criativo, capaz de inovar de modo que venha a atender a dinâmica ao movimento da realidade.

A teoria, mostra aos profissionais do serviço social, através da disciplina Gestão de Projetos, os caminhos que devem ser trilhados para que as perspectivas relativas ao CFESS, e instituições distintas, sejam atingidas, desta forma contribuindo com o fortalecimento e a intervenção profissional de acordo com as competências e atribuições privativas constantes na lei 8662/93.

        É preciso que os assistentes sociais revelem as demandas da classe trabalhadora, como também a política da saúde no sentido de incorporar valores da Reforma Sanitária Brasileira, contribuindo na gestão e no planejamento buscando a intersetorialidade, objetivando conceber a saúde no âmbito da Seguridade Social. A investigação/pesquisa é um instrumento fundamental no exercício profissional; conforme mostram os autores:

“A pesquisa é um procedimento formal com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais” (LAKATOS, MARCONI, p.155).

A leitura da realidade é iniciar com clareza com o diagnóstico da realidade local, do diagnóstico dos usuários, dos quais vamos trabalhar e também fazer o levantamento dos pontos fortes e fracos da organização, para contribuir com o êxito de nossas ações, ajudando os atores envolvidos neste projeto, a atingirem o objetivo em comum.

Faz parte de uma instituição todos planejarem é uma forma continua e democrática. É através do planejamento que vamos mostrar para o mercado para a sociedade o que a organização vai fazer com relação ao enfrentamento das desigualdades, e o que ela está pensando enquanto missão.

Enquanto profissionais, é importante que o assistente social, veja na interdisciplinaridade um conjunto de saberes coletivos, com múltiplos olhares em direção ao mesmo objetivo e que conhecimentos diversos despertam novas possibilidades que poderão colaborar com a qualidade, formulação, implementação e monitoramento do planejamento do serviço social, tanto na política institucional como na política da saúde local, regional, estatual e nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com