TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Com Base No Que Foi Estudado, Responda: Para Você, Qual O Papel Da Afetividade No Desenvolvimento Da Aprendizagem?

Exames: Com Base No Que Foi Estudado, Responda: Para Você, Qual O Papel Da Afetividade No Desenvolvimento Da Aprendizagem?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  1.201 Visualizações

Página 1 de 2

No capítulo “As relações e interações no espaço escolar, mediadas pela atividade”, do livro O Espaço Pedagógico, você estudou a importância de pensar a escola como espaço de ações, movimentos e interações que envolvem, sobretudo, professores e alunos, uma vez que esse espaço interfere, positiva ou negativamente, no aprendizado. Viu também a importância do outro no processo ensino-aprendizagem, percebendo a escola como espaço de vivência e convivência humana, onde a afetividade e as relações interpessoais, vividas nesse espaço, interferem no desenvolvimento afetivo e intelectual do aluno.

Com base no que foi estudado, responda:

Para você, qual o papel da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem?

RESPOSTA DO ALUNO:

A afetividade é um estado de afinidade profunda entre os sujeitos. Assim, na interação afetiva com outro sujeito, cada sujeito intensifica sua relação consigo mesmo, observa seus limites e, ao mesmo tempo, aprende a respeitar os limites do outro. A afetividade é necessária na formação de pessoas felizes, éticas, seguras e capazes de conviver com o mundo que a cerca. No ambiente escolar afetividade é além de dar carinho, é aproximar-se do aluno, saber ouvi-lo, valorizá-lo e acreditar nele.

Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em qualquer atividade, a afetividade se estrutura nas ações dos indivíduos. O afeto pode, assim, ser entendido como energia necessária para que a estrutura cognitiva possa operar. Ele influencia a velocidade com que se constrói o conhecimento, pois, quando as pessoas se sentem seguras, aprendem com mais facilidade. “a conduta do professor influi sobre a motivação, afetividade e a dedicação do aluno ao aprendizado”. Podemos reafirmar que o aluno se vê influenciado por sua percepção em relação ao professor. O professor deve sempre reforçar a autoconfiança dos alunos, manterem sempre uma atitude de cordialidade e de respeito. Falar de afetividade na relação professor/aluno é falar de emoções, disciplina, postura do conflito do eu e do outro. Isto é uma constante na vida da criança, em todo o meio do qual faça parte, seja a família, a escola ou outro ambiente que ela frequente estas questões estão sempre presentes. A escola na figura do professor precisa compreender o aluno e seu universo sociocultural. Conhecer esse universo é de grande eficácia para o trabalho do professor que atua no plano universal, cultural e pessoal. O professor tem que colocar acima de tudo sentimento de amor, carinho e respeito na sua relação com o aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com