TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DESTILACAO SIMPLES E FRACIONDA

Trabalho Universitário: RELATORIO DESTILACAO SIMPLES E FRACIONDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  1.051 Visualizações

Página 1 de 4

I- INTRODUÇÃO

A destilação é a separação de uma mistura líquida nos seus componentes por meio de fervura seguida da condensação do vapor. Os vários componentes condensam a diferentes temperaturas, o que permite que sejam separados uns dos outros. A destilação simples é uma técnica usada na separação de um líquido volátil de uma substância não volátil. Não é uma forma muito eficiente para separar líquidos com diferença de pontos de ebulição próximos. Quando uma substância pura é destilada à pressão constante, a temperatura do vapor permanece constante durante toda a destilação. O mesmo comportamento é observado com misturas contendo um líquido e uma impureza não volátil, uma vez que o material condensado não está contaminado pela impureza.

A destilação fracionada consiste no aquecimento da mistura de líquidos miscíveis (solução), cujos pontos de ebulição (PE) não sejam muito próximos. Os líquidos são separados na medida em que cada um dos seus pontos de ebulição é atingido. Inicialmente é separado o líquido com menor PE (o mais volátil). Enquanto este destila, a temperatura se mantém constante. Terminada a destilação do primeiro líquido, a temperatura volta a subir até que se atinja o PE do segundo. Começa aí a destilação deste. Tudo é controlado por termômetro. Na realidade, a temperatura em que começa a ebulição não é a do componente mais volátil, porque, junto com ele, também vaporiza, embora em proporção menor, o menos volátil. Como o produto destilado é mais rico no componente mais volátil, precisaríamos submetê-lo a sucessivas destilações para que ocorressem separações cada vez mais eficientes, obtendo, no final, um produto de alto grau de pureza.

II- OBJETIVOS

Realizar o desdobramento da mistura, utilizando o método de separação.

III- MATERIAIS E MÉTODOS

 Destilação simples - A mistura é aquecida em uma aparelhagem apropriada, de tal maneira que o componente líquido inicialmente evapora e, a seguir, sofre condensação, sendo recolhido em outro frasco.

 Destilação fracionada ou Destilação fraccionada é o processo de separação onde se utiliza uma coluna de fracionamento na qual é possível realizar a separação de diferentes componentes que apresentam diferentes pontos de ebulição, presentes em uma mistura.

VIDRARIA QUANTIDADE

Condensadores 3

Erlenmeyer 2

Balão de fundo chato 3

Bico de bunsen 1

Reagentes e soluções

Água destilada

Vinho tinto

IV- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Utilizando uma coluna de fracionamento nesta aparelhagem só há uma passagem para o vapor passar, quando ele é formado no balão volumétrico, ele passa pelo condensador reto onde é resfriado pela passagem de água corrente que está com temperatura inferior, se condensa transformando em líquido que é recolhido no béquer ou erlenmeyer. Serão montados os equipamentos com o objetivo de compor um sistema de destilação. Em seguida, inicia-se o aquecimento da manta, e deve-se atentar à indicação do termômetro que até 78,85 °C o líquido que deverá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com