TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Destilação simples

Seminário: Destilação simples. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2013  •  Seminário  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 2

Destilação simples

Objetivo: O objetivo da prática de destilação simples é ensinar aos alunos formas de montar e manusear os aparelhos necessários para executar a prática, além de avaliar os resultados obtidos e aprender a separar misturas homogêneas.

Introdução: A destilação simples é um método de separação de misturas homogêneas feitas através do ponto de ebulição da substância. O uso da destilação é muito útil e importante tratando-se de qualquer assunto, desde que tenha duas ou mais substâncias que formem uma mistura líquida e que seus pontos de ebulição sejam consideravelmente diferentes. É usada para bebidas alcoólicas e até mesmo para o petróleo.

Material utilizado: Um balão de destilação com capacidade para 125 mL de substância, um suporte universal, uma tela de amianto, uma manta de aquecimento, uma cabeça de destilação, um termômetro de -10 ºC até 250 ºC, um condensador, duas mangueiras, uma unha, duas provetas de 75 mL, pérolas de vidro, adaptadores e fita veda rosca.

Dados técnicos: Solução de 75 mL de acetona em água. Concentração: 40% v/v. Data de preparo: 23/01/2013. Responsável: Henrique C.

Método: Primeiramente, colocamos 75 mL da substância no balão de destilação de 125 mL, juntamente com cinco pérolas de vidro. Montamos toda a aparelhagem, utilizando o tripé e a tela de amianto para apoiar a manta de aquecimento, encaixando a cabeça de destilação no balão de destilação, no termômetro (com o seu devido adaptador) e no condensador. Encaixamos a unha no outro lado do condensador e colocamos uma proveta na saída da mesma, para que a proveta servisse de coleta. Antes de encaixarmos o condensador a cabeça de destilação, colocamos as mangueiras de entrada e saída nos seus devidos lugares. Liberamos a circulação de água e começamos a aquecer vagarosamente o líquido com a manta, aguardamos um pouco até que a destilação se iniciou, em uma temperatura de 58 ºC. Desprezamos as dez primeiras gotas do destilado e começamos a obter os dados de 2 em 2 mL (observar os valores de temperatura em “Resultados obtidos”). Ao observarmos a mesma temperatura a cada 2 mL coletados, cessamos fogo. A destilação simples estava completa.

É aconselhável usar fita veda rosca sempre que for necessário um “encaixe”, uma ligação de um objeto com o outro, com ou sem a utilização de um adaptador. Além disso, as pérolas de vidro precisam ser acrescentadas ao balão de destilação antes do aquecimento e deve-se evitar a secura do mesmo. Vale lembrar também que a “parte sensível” do termômetro deve ficar mais ou menos no meio da cabeça de destilação, onde o condensador estará encaixado. A água que corre pelo condensador deve entrar pela abertura mais próxima á proveta de coleta e sair pela abertura mais próxima á cabeça de destilação.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »