TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório A Água

Por:   •  21/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Introdução

A água pode ser avaliada por vários parâmetros para determinar sua qualidade, o nível do Ph, potabilidade, cor, dureza, visando atender os padrões de qualidade exigidos pelas legislações. Sabendo disso, o que significa a “dureza” da água?

A dureza da água está relacionada com a presença de íons minerais dissolvidos, sendo mais comuns os sais de cálcio e de magnésio. De acordo com o Professor Marcelo César Ribeiro da USP: “Uma água é considerada ‘dura’ quando contém na sua composição valores significativos destes sais e ‘macia’ quando os contém em pequenas quantidades”.

A dureza da água também é composta em duas partes, a dureza temporária e a permanente. A dureza temporária caracteriza-se pela presença de substâncias na forma de carbonatos e bicarbonatos sendo elas possíveis de serem eliminadas por meio de fervura da água. Já a dureza permanente acontece devido à presença de cloretos, nitratos e sulfatos, que não podem ser eliminados através da fervura, este já requer outros processos.

A utilização da água dura pode trazer alguns efeitos negativos, pois ela não dissolve bem sabões e/ou detergentes, podendo ocorrer acumulo de calcários, por exemplo em maquinas de lavar ou em caldeiras de aquecimentos. Uma forma simples de identificar se a água é “dura” ou “mole” é através do teste de espuma, pois se o sabão e/ou detergente produzir espuma por mais de 30 segundos a água é dita como mole, caso contrário, a água é dura.

Já existem algumas tecnologias de tratamento da dureza da água, através da adição de hidróxidos de cálcio do uso de resinas permutadoras de íons quando a dureza é temporária. E a permanente exige o uso de outras técnicas, como a permuta iônica.

 

2-Objetivo

A prática tem como objetivo identificar a dureza da água através da formação de espuma em diferentes amostras de água.

4-Resultados e discussões

4.1 Resultados

No tubo de ensaio 1 em que tinha que observar a formação de espuma nos 3 tubos verificou-se que:

No tubo 1: Em que havia água destilada notou-se espuma instáveis com 20 gotas no qual sumiam após alguns segundos, por isso adicionou mais 10 gotas e assim estabilizou

No tubo 2: Tinha água dura e por esse fato não houve formação de espuma estáveis mesmo adicionando 9nou 70 gotas de detergente.

No tubo 3: Continha água de torneira e sendo assim formou-se muita espuma logo com 14 gotas, permanecendo ao longo do experimento.

  Já no ensaio 2 aqueceu um os tubos de ensaio com água dura e constatou-se que a temperatura de ebulição da água dura é menor que a da água destilada ou da torneira.

    Ca0 + H2O – Ca(OH)2 +2 + 2OH-

De acordo com as reações, ao aquecer o hidróxido de cálcio libera cálcio, que se aloja nas paredes do tubo de ensaio, consequentemente formando um precipitado.

4.2 Discussões

1-Explique os resultados obtidos no ensaio 1. Quimicamente, do que é formada uma bolha de sabão/detergente (espuma)? Utilize figuras para ilustrar a parede de uma bolha de sabão e explique como ela se forma. Porque a água dura não produz espuma com facilidade?

A água destilada e a da torneira são denominadas águas macias ou mole, pois comum pouco concentração de íons como Ca+2, Mg+2 e por esse motivo espumam melhor que a água dura. Esses íons quando em grande quantidade (água dura) e em contato com os sabões e detergentes reagem com os ânions do mesmo, formando compostos insolúveis anulando a ação do sabão, aderindo a pia, as tubulações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com